domingo, 4 de março de 2018

VINICIUS TORRES FREIRE / NÚMEROS DE EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA PARA DE CAIR - MARÇO DE 2018




Faz uma semana que a gente está aqui comentando como ainda anda muito ruim a situação do emprego. Vamos dar um alívio hoje. Apareceu uma noticiazinha boa.

O número de empregos com carteira assinada parou de cair, na comparação com o ano anterior. Quer dizer, tinha mais gente empregada com CLT em janeiro passado do que em janeiro de 2017. É a primeira vez que isso acontece desde o início de 2015, faz quase três anos. Três anos, gente, em que o número de empregos melhores foi para o ralo.

É uma grande mudança? Ainda não. É só o comecinho da recuperação. Desde o começo da crise, o Brasil perdeu quase 3 milhões de empregos com carteira assinada.

Três milhões é muita gente. É a população inteira de Brasília ou de Salvador. Vamos recuperar tudo isso neste ano? Nem de longe. Na hipótese mais realista, o número de empregos com carteira vai aumentar uns 500 mil. Nas muito otimistas, 1 milhão. Dá pra ser um pouquinho mais otimista em 2018.

A gente viu que no ano passado a economia só cresceu 1%, depois de cair 3,5% em 2015 e outro tanto em 2016. Estamos escalando um buracão ainda. Houve alguma notícia melhorzinha no balanço da economia brasileira em 2017, que saiu ontem.

Enfim, a crise no setor da construção civil parou de piorar, pelo menos no investimento. Isto é, parou de cair a despensa em novas obras de casas e outras construções. O emprego na construção civil ainda diminui, é a maior desgraça do país. Mas essa crise do emprego nas obras deve acabar também nesta primeira metade do ano. Outra notícia melhorzinha foi que a crise no setor financeiro acabou no final do ano passado. O que isso quer dizer? Entre outras coisas, que o crédito começa a crescer, que tem mais dinheiro novo sendo emprestado. Sem crédito, a economia não anda. Dos maiores setores, construção civil e o sistema financeiro eram os últimos que estavam no vermelho.

Em resumo, parece provável que vamos ter o crescimento de 3% neste ano, três vezes mais rápido que no ano passado. Com mais emprego, com diminuição do emprego precário, que vai durar alguns anos ainda, mas começa a diminuir agora.



MARCADORES: GOVERNO MICHEL TEMER, RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA, DESEMPREGO NO BRASIL, MARÇO DE 2018

Nenhum comentário: