terça-feira, 8 de agosto de 2017

CUBATÃO PROSSEGUE COM ALTOS ÍNDICES DE DESEMPREGO - AGOSTO DE 2017



CENTENAS DE DESEMPREGADOS PEDEM MAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS TRABALHADORES EM CUBATÃO, SP


Eles querem uma resposta da administração municipal referente à questões relacionadas ao emprego.

Por G1 Santos

Centenas de desempregados de Cubatão (SP) fizeram um ato, na manhã desta segunda-feira (7), em frente ao Paço Municipal. Eles reivindicam uma resposta referente à um documento com 15 questões relacionadas ao emprego e que ainda não foram cumpridos por parte da administração municipal. Eles pedem que as empresas do polo industrial cumpram o acordo de contratar trabalhadores da região.

De acordo com Ronaldo Pereira Delgado, da Comissão de Desempregados da Baixada Santista, em Cubatão, há cerca de 13 mil desempregados. A Comissão apresentou um documento ao prefeito e ao vereador, com 15 pedidos para incentivar a geração de emprego e apoiar os desempregados.

Porém, segundo Delgado, a maioria deles ainda não foi cumprido. Por isso, os desempregados resolveram fazer uma mobilização. "Estamos aqui para cobrar uma ação da prefeitura mais rápida. Ele (prefeito) garantiu que seria cumprido, mas não podemos aguardar até 2018", falou.

Entre os pedidos estão uma política de crescimento industrial (para atrair novas empresas para Cubatão), maior fiscalização dos alojamentos de trabalhadores, criação de frentes de trabalho, criação de um Conselho Municipal de Emprego, passe-livre para os desempregados, criação de um Bom Prato na cidade, IPTU com desconto para o bom empreendedor, mais cursos de qualificação e uma posição oficial da prefeitura frente ao movimento dos desempregados.

Além disso, a Comissão volta com a questão das vagas já existentes na Cidade. Eles querem que seja criada uma lei municipal para que uma porcentagem (a ser definida) das vagas de emprego seja para as mulheres. E, principalmente, uma lei municipal que garanta que as vagas da prefeitura e das indústrias também sejam direcionadas aos trabalhadores locais.

Segundo ele, a convenção coletiva possui a cláusula que diz que 70% dos trabalhadores devem ser locais e 30% de fora. A Comissão já solicitou a alteração para 90% local e 10%, a qual foi aprovada pelo sindicato. "Queremos uma lei municipal da contratação para que todas as vagas geradas na cidade sejam enviadas ao PAT Cubatão. A maioria das indústrias já assinou a convenção um documento garantindo a contratação de trabalhadores da cidade. Mas, isso não está sendo cumprido", falou Delgado.



FONTE: G1 SANTOS






COMENTÁRIO: de certa forma, Cubatão representa uma parte do Brasil que ainda demorará para superar a crise, uma recessão / depressão profunda herdada do DESGOVERNO DILMA. Pois é .... 


MARCADORES: CIDADE DE CUBATÃO, CUBATENSES DESEMPREGADOS, PÓLO INDUSTRIAL, INDÚSTRIAS, DESEMPREGO CRÔNICO, BAIXADA SANTISTA, RECESSÃO / DEPRESSÃO BRASILEIRA 2017


Nenhum comentário: