domingo, 5 de fevereiro de 2017

VINICIUS TORRES FREIRE / RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA ESTÁ EM RISCO - FEVEREIRO DE 2017



No final do ano passado, a gente teve um alarme falso na economia. Muita gente achava que a recessão terminaria no último trimestre do ano. Não rolou.

Deu chabu porque, em primeiro lugar, não havia um motivo real melhorzinho pra economia melhorar. Agora, há pelo menos dois: a inflação está caindo mais rápido e as taxas de juros também.

Mas o caldo azedou também por causa da política. A gente agora pode até estar esquecido, depois de quase dois meses de férias no Congresso e na Justiça. Mas, no final do ano passado, estava uma confusão.

O Congresso queria aprovar medidas pra escapar da Lava Jato e brigava com o Supremo Tribunal Federal, que dava trocos. Começaram também a aparecer as primeiras delações de políticos muito enrolados com a Odebrecht, vários deles na cúpula do governo Temer.

Essa bandalheira ainda pode dar muito problema. Até paralisar o governo e o Congresso. Mas Michel Temer conseguiu acalmar um pouco as coisas em seu governo e seus amigos mandam no Parlamento.

Foram eleitos os presidentes da Câmara e do Senado, do grupo de Temer. Cerca de 400 dos 513 deputados apoiam o governo.

Além disso, Temer levou mais gente do PSDB para dentro do governo, para dentro do Planalto, reforçando a aliança política.

No Supremo, existe uma tentativa de acalmar os ânimos na relação com governo e Congresso. Temer está tentando não interferir na Lava Jato, pelo menos não está tentando interferir no Supremo por causa disso. Faz muita diplomacia.

Por enquanto, o ambiente está calmo e Temer fez tudo o que podia pra botar ordem na casa.

Mas vem aí as delações bombásticas da Lava Jato, que vão cortar algumas cabeças de sua turma. Vem aí a discussão e a votação da reforma da Previdência, que vai pegar fogo, pois mexe em direitos. Se a reforma não passar, vai haver algum tumulto nas finanças e a confiança de empresários pode ir para o vinagre.

Ou seja, a possibilidade de recuperação da economia está em risco. Mas Temer colocou uma armadura política nessas férias, pra vencer no Congresso e sobreviver às delações das bandalheiras de Odebrecht e políticos da sua turma.



MARCADORES: BRASIL, ECONOMIA BRASILEIRA EM 2017, QUEDA DA INFLAÇÃO 2017, QUEDA NA TAXA DE JUROS, GOVERNO MICHEL TEMER, PROTESTOS FORA TEMER 2017 (ESCREVI ISSO PARA PEGAR ESQUERDISTA MANÉ!)


Nenhum comentário: