quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

VINICIUS TORRES FREIRE /EM JANEIRO, INFLAÇÃO ANUAL CAI PELA METADE - FEVEREIRO DE 2017



A inflação está baixando muito mais rápido do que se esperava, enfim uma surpresa positiva na economia brasileira.

Preços menos salgados são, claro, sempre uma boa notícia. A inflação agora come me nos os salários. Mesmo com reajuste salarial, a inflação alta ou subindo comia o aumento.

Em dezembro do ano passado, os salários na média conseguiram ganhar da inflação pela primeira vez em um ano e meio. É possível agora que as coisas continuem assim.

Se a inflação tira menos o nosso poder de compra, podemos comprar um bocadinho mais. Isso ajuda o país a sair da recessão. Devagarinho, pois a vida ainda está muito difícil.

Mas os preços ainda não estão altos. Sim. A gente pode e deve achar que o supermercado ainda está caro. Mas, na média, estão subindo cada vez mais devagar. Isso que significa dizer que a taxa de inflação está caindo.

Vejam o caso da inflação dos alimentos. Nos últimos seis meses, o preço médio de comida e bebia subiu 0,2%. Isto é, quase não subiram. Nesta mesma época, no ano passado, estavam subindo a 7% por semestre. Um horror.

Não foi só na comida que a inflação baixou de ritmo, embora o tempo melhor desde a metade do ano passado tenha ajudado a produzir uma safra de alimentos grande, portanto mais barata.

A inflação em janeiro do ano passado estava subindo a 10,7%. Agora, a 5,35%. Caiu pela metade. Em parte, também, porque a recessão e a falta de dinheiro são tão grandes que diminuiu a procura. Muito produto fica sem comprador, o preço cai.

Se a inflação cai mais rápido, o Banco Central pode e deve baixar os juros mais rápido também. Com juros mais baixos, as empresas ficam com menos medo de investir.

Mais adiante, a baixa de juros deve chegar ao crediário, às compras parceladas, ao crédito do carro e da casa própria, que devem ficar menos amargos.

Isso tudo não quer dizer que a crise acabou. Parece que a gente enfim deve parar de piorar neste início do ano. Como um doente muito grave saindo da cama, a gente vai andar devagar. Além do mais, essa política suja e confusa do Brasil pode provocar uma recaída. Mas, por enquanto, vamos aproveitar pelo menos uma boa notícia.



MARCADORE: PERUÍBE, PERUIBENSES, VALE DO RIBIERA, VALE-RIBEIRENSES, QUEDA DA INFLAÇÃO EM 2017

Nenhum comentário: