domingo, 6 de novembro de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / GOVERNO DO RIO É UMA ZORRA TOTAL FAZ TEMPO - NOVEMBRO DE 2016



Como foi acontecer tamanha desgraça no Estado do Rio de Janeiro? O governo do Estado quebrou. Não tem como pagar salário, gasolina de carro de polícia, material para hospitais. Um terror.

Como a gente acabou de ver, funcionários públicos, aposentados e quem recebe pensão de servidor vão pagar mais imposto para o governo.

No caso dos aposentados e servidores, 30%. Isso equivale a quase quatro meses de aposentadoria. É como se eles deixassem de receber por quatro meses. No caso do servidores, o aumento do imposto sobre os salários equivale a cerca de dois meses e meio de salário por ano.

Qual o motivo dessa catástrofe? Isso pode acontecer em São Paulo ou no Brasil?

Primeiro, o caso do Rio.

A receita de impostos do governo estadual caiu, por causa da crise. Mas caiu em todos os Estados. Por que num grupo de Estados, chegou-se ao ponto da quebradeira?

O governo do Rio, de Sérgio Cabral e, depois, de Pezão, ambos do PMDB, gastaram demais nos anos de vacas gordas. Aumentaram demais os salários e o número de servidores.

Também muito importante, o governo deu isenção de impostos para empresas que fossem pro Rio.

Terceiro, o Rio confiou que a receita que vem da exploração do petróleo seria alta para sempre. O Rio recebe mais dinheiro que outros Estados da indústria do petróleo, os royalties e outras receitas. Em 2014, o barril do petróleo custava mais 110 dólares. No ano passado, chegou a custar 40 dólares. A receita caiu.

Além do mais, a crise da Petrobras e do setor do petróleo, arruinados por Dilma Rousseff, fizeram todo esse negócio entrar em crise, com menos investimento e emprego.

Além do mais, o Rio é um dos Estados mais endividados do país, junto com o Rio Grande do Sul e Minas. O governo do Rio é uma zorra total, faz tempo.

Isso pode acontecer em São Paulo? Muito improvável. As finanças do Estado estão mais ou menos organizadas.

No Brasil pode acontecer tal calamidade? A coisa está muito feia. Mas nem de longe parecida com a situação do Rio. Além do mais, o governo federal ainda pode se endividar para cobrir buracos, mas cada vez menos. Enfim, está tomando medidas para diminuir o rombo deixado pelo governo Dilma.

Mas há mais Estados e prefeituras na pindaíba. Essa crise ainda vai deixar muito governo pelo Brasil quebrado.





MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FLUMINENSE, CARIOCA, GOVERNO ESTADUAL, CRISE, FALÊNCIA, CONTAS PÚBLICAS, GASTOS PÚBLICOS, PETRÓLEO, PRÉ-SAL, PREÇO DO BARRIL, PETROBRÁS, GOVERNO PEZÃO, GOVERNO DILMA

Nenhum comentário: