quinta-feira, 13 de outubro de 2016

FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA CRUZAM OS BRAÇOS EM PERUÍBE OUTUBRO DE 2016





Segundo o sindicato, há três meses a Prefeitura atrasa os pagamentos


MATHEUS MÜLLER

Os funcionários da empresa Litucera, responsável pela coleta de lixo em Peruíbe, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (13), devido a falta do pagamento de setembro. Isso agrava o problema da coleta de lixo na cidade. Desde segunda-feira (10), os moradores criticam o acúmulo de sujeira pelas ruas.

Segundo Paulo Roberto Santana Dias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), a Prefeitura não repassou a verba para a empresa contratada para o serviço.

“A Litucera não tem culpa. Sempre que recebem o dinheiro pagam os funcionários (são 90)”, diz o sindicalista. Ele explica, porém, que os problemas enfrentados pelos trabalhadores não é novo.

“A empresa está há três meses como responsável pelo serviço. Eles nunca conseguiram pagar os funcionários até o quinto dia útil porque a Prefeitura atrasa o repasse. Nos últimos meses só receberam no dia 10”.

Antes da Litucera vencer a licitação e assumir o serviço, a empresa Hefec cumpriu um contrato de emergência por 180 dias e, nesse período, também sofreu com a falta de pagamentos.

“Isso não é novidade. Os empresários assumem o serviço acreditando que a situação vai melhorar, mas infelizmente não foi o que aconteceu”.

Paralisação Dias explica que a categoria realiza uma paralisação e não greve. “Não é um movimento de reivindicação. É um protesto para que paguem os salários”.

Segundo ele, a Prefeitura informou que vai tentar buscar recursos para resolver a situação até esta sexta-feira (14), mas a promessa não passou confiança.

“Disseram que se não conseguirem vão tentar na segunda-feira (17). Dessa forma os funcionários receberiam apenas dia 18, perto do próximo pagamento”, lamentou.

A Tribuna On-line entrou em contato com a Prefeitura de Peruíbe e a empresa Litucera, mas não obteve resposta.

Acúmulo de lixo nas ruas

Desde segunda-feira (10) é possível ver lixeiras transbordando, as ruas sujas e a insatisfação dos moradores. Mas, de acordo com o presidente do sindicato, em nada isso tem a ver com a paralisação dos funcionários.

“O protesto começou nesta quinta. Até então saiam quatro coletores por caminhão para fazer o serviço. O feriado pode ter atrapalhado”.

Mais do que isso, Dias lembra que o número de profissionais diminuiu bastante, o que não garante a mesma qualidade do serviço.

“Eram mais de 250 funcionários, hoje são somente 90. É óbvio que há uma queda na produção. Mas para que as pessoas entendam os trabalhadores que correm entre 30 e 40 quilômetros por dia e estão sem receber”.



FONTE: A TRIBUNA


MARCADORES: EMPRESA LITUCERA, SERVIÇO PÚBLICO DE LIMPEZA, COLETA DE LIXO, GARIS, ATRASO DE PAGAMENTO, PERUÍBE, PERUIBENSES, PERUIBANOS

Nenhum comentário: