quarta-feira, 24 de agosto de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / APÓS DOIS ANOS CAINDO, INDÚSTRIA VOLTA A CRESCER -,AGOSTO DE 2016


Parece que o fundo do poço chegou. O sinal mais animador que tivemos até agora veio da economia paulista. A gente soube hoje que a economia do Estado de São Paulo cresceu do primeiro para o segundo trimestre do ano, cresceu entre abril e junho.

Foi bem pouquinho, mas foi alguma coisa. Faz três anos, a gente praticamente só dá notícia ruim aqui nos comentários de economia do Jornal da Gazeta.

A Fundação Seade, o "IBGE" aqui de São Paulo, informou hoje que a economia estadual cresceu 0,2%. Quase um soluço. Além do mais, o fundo do poço é um lugar escuro, úmido e frio como o inverno paulista deste ano, cheio de gente desempregada, salários menores, muitas dívidas para pagar e empresas arrebentadas.

A economia paulista representa um terço da economia brasileira. Nos últimos cinco anos, vem andando praticamente no mesmo ritmo da economia nacional. Dá para dizer que a economia do país inteiro voltou a crescer?

Ainda não sabemos como andou o conjunto da economia brasileira no segundo trimestre. O resultado do PIB nacional sai apenas na quarta-feira que vem. Os chutes informados dos economistas, as projeções, dizem que ainda houve queda de meio por cento. Menor, de qualquer modo.

De onde veio o impulso paulista? Da melhoria ainda miudinha da indústria. Aliás, o conjunto da indústria brasileira voltou a crescer no segundo trimestre, depois de dois anos de queda. Dois anos, favor prestar atenção. Mesmo crescendo, a produção da indústria nacional ainda está 18% abaixo do que era no começo de 2011, quando Dilma Rousseff tomou posse.

A economia brasileira mesmo deve andar agora cerca de 5% abaixo de onde estava no ano passado, que já foi ruim. Mas parece que enfim estamos parando de piorar. É mais ou menos como ganhar a medalha de ouro no futebol masculino, nas Olimpíadas. Não é lá grande coisa, não é uma disputa das grandes do futebol mundial. Mas é melhor ganhar, do que perder, é melhor tirar a nhaca horrenda desses anos de derrotas. É pouco, mas é um recomeço.



MARCADORES: ESTADO DE SÃO PAULO, INDÚSTRIA PAULISTA, RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA, PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO, BRASIL


Nenhum comentário: