quarta-feira, 6 de abril de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / PRODUÇÃO DE VEÍCULOS DESPENCA AO NÍVEL DE 2003 - ABRIL DE 2016




Quando se fala de crise econômica, muitas vezes a gente cita alguns números que são difíceis de interpretar, no dia a dia. Por exemplo, o número do crescimento do PIB, do crescimento da economia do país. Infelizmente, a gente tem outros exemplos bem mais concretos para mostrar o tamanho enorme do estrago. Um caso bem mais fácil de entender é o das montadoras.

As fábricas estão literalmente parando. Nas montadoras de carros, seis de cada dez linhas de produção de automóveis simplesmente estão desligadas, porque a venda de carros cai de modo horroroso.

Repita-se: mais de metade da capacidade de produção das fábricas está sem uso, parada, sem ter o que fazer.

No caso de ônibus e caminhões, a desgraça é ainda maior: mais de 80% das fábricas, na média, estão paradas. Quer dizer, de cada 10 linhas de produção, 8 estão desligadas. Estão virando fábricas fantasmas.

A produção de carros no primeiro trimestre deste ano, como a gente acabou de ver, caiu quase 28%, se comparada à produção dos três primeiros meses de 2015, que já foram bem ruins.

Para resumir o tamanho do desastre: a produção de carros no Brasil voltou ao que era em 2003. Vou repetir: 2003, faz 13 anos, primeiro ano do governo Lula. Em português claro, a gente andou para trás.

Como resultado, a indústria demite. O número de empregados das montadoras caiu quase 9% em relação ao ano passado.

A indústria de veículos é uma das mais importantes do país. É, ou pelo menos, era grande. Alimenta um monte de outras fábricas, é óbvio: aço, plásticos, química, tintas, vidros, borracha, tecido, eletrônicos, metalúrgicas, autopeças, para nem falar das revendedoras e oficinas. Quando se deixa de produzir na indústria automobilística, muita gente perde emprego em outros negócios.

A coisa está assim feia em outros ramos grandes da economia também. Imóveis, por exemplo, outro negócio que movimenta o país. Na grande São Paulo, a venda de imóveis novos caiu 17% em um ano.

A produção e as vendas caem porque há medo de desemprego, do futuro. Porque os juros estão altos. Porque há pouco crédito. E tudo isso começou com uma grande incompetência no governo de Dilma Rousseff. Boa noite.



MARCADORES: INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, QUEDA NA PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS / VEÍCULOS AUTOMOTIVOS, DESEMPREGO, RECESSÃO, GOVERNO DILMA / PT, IMPEACHMENT DA DILMA

Nenhum comentário: