sexta-feira, 29 de abril de 2016

VINÍCIUS TORRES FREIRE / POVO CANSADO DE CRISE TERÁ MAIS NOTÍCIAS RUINS - ABRIL DE 2016



O Brasil tem agora 11 milhões e 100 mil pessoas à procura de um emprego, três milhões e meio de desempregados a mais que no início de 2015. É um desemprego de cerca de 11%. O salário médio cai. Muita gente perde emprego com carteira assinada e não aparece na estatística porque passa a trabalhar por conta própria, muitas vezes fazendo bico.

O massacre dos empregos vai continuar pelo menos até o final do ano. É neste ambiente que deve começar um novo governo em maio.

Não se trata de apenas crise no mercado de trabalho. Vários Estados do país estão quebrados, sem ter como pagar salários ou manter o bom funcionamento de hospitais. Os serviços públicos mais essenciais vão piorar em quase todo o país.

Muita gente que perdeu o emprego vai demorar a arrumar trabalho. Nesse tempo, o seguro desemprego vai acabar.

Cerca de 60 milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso. Trata-se de 41% das pessoas com mais de 18 anos. Quase 3 em cada 4 das pessoas com dívidas em atraso ganham menos de dois salários mínimos.

Nesse clima, um eventual governo Temer deve começar propondo mais cortes e mudanças dolorosas na economia. No começo pelo menos, o gasto em saúde e educação vai cair algo mais. Já vinha caindo no governo Dilma.

Além do mais, o governo Temer deve propor uma mudança na Previdência, para quem ainda vai se aposentar. É mudança necessária, mas vai pegar muito mal: vai aumentar a idade mínima para a aposentadoria.

É possível que, se tudo der certo, a economia pare de piorar na segunda metade do ano e, muito devagarinho, comece a se recuperar no início do ano que vem. Mas não o emprego.

Não se discute aqui se as mudanças são necessárias ou não. A dúvida é a respeito do que vai acontecer, em termos políticos e sociais. O país vai receber mais notícias ruins com a esperança de que as coisas possam melhorar? Ou vai haver mais revolta? Desde 2013, há ondas de protestos, os maiores que o país já viu.

E agora? Além das dúvidas econômicas, não sabemos bem se haverá clima político e social para enfrentar as mudanças. Ou havendo reformas, qual será a reação de um povo está muito cansado de crise. Boa noite.



MARCADORES: GOVERNO TEMER, IMPEACHMENT DA DILMA, HERANÇA DE UM GOVERNO MEDÍOCRE

Nenhum comentário: