sábado, 5 de março de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / NO PAÍS EM TRANSE, DEBATE ECONÔMICO FICA DE LADO - MARÇO DE 2016




Ontem* a gente soube que o Brasil teve uma das piores recessões da história da República, mas mal se fala disso. E não é por um bom motivo. O país está em transe, transe político, judicial, policial.

Mesmo nas semanas um pouco mais calmas do início do ano, a gente dizia aqui no Jornal da Gazeta que, enquanto não houvesse alguma solução política, uma reviravolta do governo Dilma, que fosse, não haveria solução para a crise econômica tão cedo. Agora, então, o debate de soluções econômicas simplesmente saiu do horizonte.


O governo Dilma já não tinha força nem para aprovar no Congresso um plano bem limitado e precário de mudanças. Agora, simplesmente desapareceu o horizonte em que isso possa ser discutido ou votado. Por enquanto, o nevoeiro está na ponta do nariz. A única discussão é saber se o governo vai sobreviver.

Isso quer dizer que a crise vai piorando. Quanto mais tempo passa, mais difícil fica de fazer o conserto.

Pra piorar, as dificuldades estão cada vez mais visíveis no dia a dia. Neste primeiro bimestre, o número de pedidos de recuperação judicial das empresas triplicou em relação ao início do ano passado. Triplicou. Isto é, há mais empresas indo à Justiça para dar um tempo no pagamento de suas dívidas, para tentar uma recuperação dos seus negócios.

As vendas nos supermercados caíram 3,4% em janeiro. Mesmo nas compras essenciais, as pessoas estão cortando gastos. Duas das maiores redes de lojas do país, Pão de Açúcar e o Magazine Luíza tiveram prejuízo no ano passado.

A produção de veículos caiu mais de 31% no primeiro bimestre, quase um terço. A quantidade de veículos fabricados voltou ao que era em 2003 _uma regressão de 13 anos.

O resultado do PIB, de ontem, mostrou que a economia brasileira voltasse a ter o tamanho que tinha em 2010. Perdemos cinco anos. Empobrecemos. O que fazer? Não dá nem para discutir agora. Como eu disse, o país está em transe. Nada vai avançar até passar o nevoeiro, seja com qual governo for. Boa noite.


* dia 3 de março de 2016


MARCADORES: ECONOMIA, RECESSÃO BRASILEIRA SEVERA, DEPRESSÃO ECONÔMICA, QUEDA NAS VENDAS DO VAREJO, EMPOBRECIMENTO DO BRASIL E DOS BRASILEIROS, POLÍTICA, CRISE 

Nenhum comentário: