quarta-feira, 9 de março de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / MUITA ESPECULAÇÃO, MAS NA VIDA REAL, RUÍNA - MARÇO DE 2016




Com o Brasil em terra em transe, o noticiário econômico parece que quase desapareceu. Mas estaria acontecendo alguma coisa? Nos mercados financeiros, sim, pois o pessoal do dinheiro estaria superanimado com a chance maior de impeachment.

Algumas notícias simplesmente pararam de impressionar: as quedas horríveis nas vendas e nos empregos, iguais faz meses.

Outras notícias, por ora não tem nenhuma importância. Por exemplo, os planos do governo de mandar leis para o Congresso ou aprovar alguma lei de reforma econômica. Pararam de ter importância simplesmente pelos seguintes motivos:

Primeiro: o Congresso está paralisado. Quase nada vai andar até que se decida ou não pelo processo de impeachment.

Segundo: se o Congresso andar, dificilmente vai ser aprovada alguma mudança importante. As mudanças que Dilma Rousseff pensava vagamente em fazer, reforma da Previdência e limites legais de gastos para o governo, não têm o apoio do PT e mesmo de partidos que ainda estão com Dilma. A CPMF não deve mais valer para este ano.

Alguma notícia? Sim, as Bolsas sobem, o dólar cai e as taxas de juros no mercado financeiro, entre bancos, caíram um pouquinho. Isso é resultado de duas coisas.

Primeiro, de melhoria de humor no mercado financeiro internacional, que começou a especular que a China não vai à breca, o que poderia dar outro tombo na economia mundial.

Segundo, a melhoria resulta da especulação de que aumentaram as chances de o governo Dilma acabar antes da hora, como já se disse aqui. Os ativos financeiros brasileiros, ações, títulos de dívida, o real, estavam com o preço de xepa, de liquidação, muito baratos. Se houver mudança de governo, o mercado acredita que a economia começa a respirar. Se começa a respirar, o real se valoriza, as empresas valem mais. Então, por via das dúvidas, tem gente especulando com esta hipótese. Faz diferença pra a economia real? Nenhuma.

No mais, na vida real, a ruína continua. A inflação é verdade começou enfim a subir mais devagar. Mas sobe, ainda a mais de 10% ao ano. Se continuar assim, caindo um pouquinho, vamos sentir alguma diferença real lá por julho, agosto. No mais, é terra em transe. Tudo depende da política. Boa noite.



MARCADORES: GOVERNO DILMA / PT, FORA DILMA, IMPEACHMENT DA DILMA, PROTESTO DIA 13 DE MARÇO DOMINGO

Nenhum comentário: