quarta-feira, 23 de março de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / GOVERNO NÃO TEM DINHEIRO PARA SAÚDE - MARÇO DE 2016





Os deputados aprovaram ontem um aumento dos gastos do governo com saúde. Quer dizer, a fatia do orçamento que o governo tem de gastar obrigatoriamente com essa despesa, saúde.

A despesa vai crescer a partir de 2017 até 2013. A cada ano, o governo federal, os Estados e municípios vão ter de usar uma fatia cada vez maior de suas receitas em despesas de saúde.

É uma emenda da Constituição. Pra valer, falta ainda uma votação na Câmara e outras duas do Senado.

Parece ótimo, certo?

Parece.

O governo não tem dinheiro nem para pagar as contas agora. Menos ainda terá para colocar dinheiro na saúde.

A gente pode achar que "diminuindo a corrupção", sobra dinheiro. Rouba-se muito. Tem que se acabar com isso. Mas o dinheiro da corrupção mal faz coceira no buraco imenso das contas do governo.

Para acomodar mais despesas, é preciso cortar em outra parte: nos gastos com os servidores, nas despesas do INSS, com aposentadorias e outros benefícios, nos gastos com saúde, no seguro-desemprego ou no Bolsa Família ou nos investimentos em obras. Aí está basicamente todo o gasto do governo federal.

Para piorar, não há dinheiro nem para isso, menos ainda para pagar os juros da dívida. A sociedade diz que não quer mais impostos, ou pelo menos boa parte dela diz que não quer.

É possível aumentar a eficiência do governo. Mas isso leva algum tempo. O problema é que, nos próximos anos, uns três ou quatro, a pindaíba do governo certamente será grande. Sem receita, com muito gasto, a dívida cresce. A dívida em alta é um dos motivos da crise. Seja qual for o presidente, esse será o grande problema de administra o país: as carências sociais são grandes, mas o governo Dilma arruinou as contas públicas, as receitas estão caindo e boa parte da sociedade se revolta com mais impostos. No curto prazo, vai ser difícil fechar essa conta. Vai dar muita briga. Boa noite.



MARCADORES: SUS / SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, SAÚDE PÚBLICA, PRONTO-SOCORRO, HOSPITAIS, IMPOSTOS, CARGA TRIBUTÁRIA, GASTOS GOVERNAMENTAIS, GOVERNO DILMA / PT, IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDROTOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETEBARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BARRA DO CHAPÉU, BARRENSE, SANTOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, CURITIBA, PARANÁ, LITORAL PARANAENSE, BRASIL, BRASILEIROS

Nenhum comentário: