terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

POSTAGEM DA SÉRIE CONCURSEIRO DE AÇO / LOBO SOLITÁRIO: ARTIGO "OBA, CRISE!" (BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO) - FEVEREIRO DE 2016




OBA, CRISE!

Por Charles Dias

Não faz muito tempo um concurseiro leitor do blog postou um comentário expressando algo bem interessante sobre o atual cenário de concursos públicos … “Existe uma crise? Que grande oportunidade!“. Enquanto tem muita gente se descabelando e dando passos em direção à fila dos ex-concurseiros desistentes, outros estão “nadando de braçada”. Parece estranho, mas faz todo o sentido.

Assim como faz fortuna no mercado financeiro quem compra ações quando estão com os preços em baixa e as vende quando os preços estão em alta, se dá bem nos concursos públicos quem intensifica os estudos quando há poucos certames na praça e colhe os frutos quando o represamento de concursos públicos não pode mais ser mantido. Não entendeu a lógica? Explicarei em detalhes.

Uma das primeiras medidas que a Administração Pública toma quando se instala alguma crise que faz minguar o caixa estatal é fechar a torneira dos concursos públicos. Só que essa é uma medida mais propagandística que real. Quando é tomada faz bonito na mídia e média com a população … pronto, está passada a (muitas vezes falaciosa) mensagem de que o governo está fazendo sua parte para enfrentar a crise. Só que a máquina do serviço público precisa de combustível … dinheiro e força de trabalho. Servidores aposentam todos os dias, um punhado vai dessa para melhor, outro tanto muda de cargo ou órgão … o resultado é a conhecida falta crônica de servidores públicos, que só tende a agravar nessas épocas. Só que crises são passageiras e um belo dia o represamento da seleção de novos servidores não pode ser mais mantido e temos uma leva abundante de certames, alguns daqueles de encher os olhos com milhares de vagas oferecidas. Quem você acha que irá aproveitar essa abundância toda para vencer na guerra dos concursos públicos, aqueles concurseiros que passaram toda a época da crise estudando forte, amealhando conhecimentos para no futuro conquistarem seu lugar ao sol do serviço público … ou os concurseiros de última hora que começam a estudar somente quando são anunciados os certames?!

Estudar sério para concursos públicos não é fácil e o aprendizado necessário não é rápido. Se alguém acha que perder peso é trabalhoso e demorado é porque nunca estudou sério para encarar certames concorridos. Não é estudando dois ou três meses que garantirá a posse de ninguém em concurso públicos algum, fato!

Estamos passando por uma boa entressafra de concursos públicos, principalmente federais? SIM. Essa é a primeira crise desse tipo? CLARO QUE NÃO. Poderá demorar para passar? TALVEZ. Durará para sempre? DE FORMA ALGUMA. Sabendo de tudo isso, concurseiro, o que você está esperando para estudar mais e melhor do que nunca?!



FONTE: CONCURSEIRO SOLITÁRIO


COMENTÁRIO: concurseiro autêntico nunca desiste. Não importa a crise, ele vai em frente. E DAÍ QUE A CONCORRÊNCIA É SEVERA? SE NÃO ENCARAR, O ÚNICO DERROTADO DE FATO SERÁ VOCÊ, POIS SEQUER ENFRENTOU O DESAFIO.

Aos novatos nesse assunto, peço que visitem o link abaixo:


POSTAGENS DE AÇO - SÉRIE LOBO SOLITÁRIO / CONCURSEIRO DE AÇO






MARCADORES: CRISE ECONÔMICA NO BRASIL, RECESSÃO, DESEMPREGO, INFLAÇÃO, CONCURSO PÚBLICO, CONCURSEIROS, MOTIVAÇÃO, CONCURSEIRO DE AÇO


Nenhum comentário: