sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A BOLHA IMOBILIÁRIA BRASILEIRA JÁ AFETA SERIAMENTE A ECONOMIA - FEVEREIRO DE 2016






VINICIUS TORRES FREIRE / A CRISE ESTÁ FEIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

"Em um ano, o preço dos alugueis novos caiu mais de 3% em São Paulo, segundo dados do Secovi. Essa é média do valor do aluguel de contratos assinados em janeiro, comparados com janeiro do ano passado.

Nesse mesmo ano, a inflação medida pelo IGP-M subiu quase 11%. Esse é o índice de inflação que em geral reajusta os alugueis velhos.

Quer dizer, se o seu aluguel foi reajustado pela inflação, ficou mais de 14% mais caro que a média do preço dos alugueis novos.

É isso que está acontecendo em São Paulo. Com a crise, o preço dos contratos novos está caindo. No entanto, na média dos velhos e novos, o preço dos alugueis em geral está subindo. Segundo o IBGE, os preços dos alugueis estão subindo 7% em média ao ano.

E daí? Daí que há espaço para negociação do aluguel velho. Se não tiver, é o caso de procurar alternativas. A crise está feia no mercado imobiliário. A venda de imóveis residenciais em São Paulo está caindo em torno de 18% ao ano. No Brasil, caiu 15% em 2015.

Então vale a pena negociar. Um exemplo. Suponha que você pague 2 mil reais por mês de aluguel. Suponha que você consiga reduzir mais ou menos pela metade o reajuste seguido pela inflação. Em um ano, são mais de 1.300 reais poupados.

Todos os aluguéis novos estão com preço menor? Não é isso. É bom lembrar aqui que a gente está falando de uma média. Como a gente sabe, preço de imóvel por vezes varia de rua para rua.

Mas no ano passado, o preço dos imóveis para venda em São Paulo caiu também, quase 8%. Isso é claro,sinal de que está sobrando casa, apartamento e ainda mais loja e escritório.

A situação não deve melhorar este ano. Como a gente soube hoje, o desemprego começou a crescer mais rápido no final do ano passado e vai assim até o final do ano.

Ainda há imóvel encalhando, ainda há pessoas fazendo distrato, cancelando uma compra. Ainda por cima, os bancos estão dizendo que a quantidade de dinheiro emprestada na economia vai cair.

Logo, não há motivos para acreditar em recuperação do mercado em 2016. Logo, o negócio é pechinchar. Boa noite."


No vídeo abaixo, feito em junho de 2015, eu e um amigo tratamos um pouco sobre a BOLHA IMOBILIÁRIA, além de outros assuntos:




A retração no mercado imobiliário já provoca uma considerável queda nas atividades da construção civil, levando centenas de milhares de empregos a desaparecerem. Os efeitos desse círculo descendente afetarão seriamente o padrão de vida de MILHÕES DE BRASILEIROS.

Um novo ciclo de proletarização da classe média (principalmente a que vive em metrópoles como São Paulo) e o empobrecimento de um proletariado que melhorou os próprios ganhos erguendo imóveis residenciais e comerciais serão apenas alguns dos problemas que já são vistos e sentidos (pois é), por muitos.

Enquanto isso, a Dilma segue nos desgovernando, e o Lula não prestou aquele tão aguardado depoimento, o que não facilita para ele, apesar da ilusão dos seus fãs, de que a má fase em breve irá passar.




MARCADORES: RECESSÃO, DEPRESSÃO, DESEMPREGO, ECONOMIA, CASAS, PRÉDIOS, APARTAMENTOS, RESIDENCIAS, IMÓVEIS, MERCADO IMOBILIÁRIO, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDROTOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETEBARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BARRA DO CHAPÉU, BARRENSE, SANTOS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, CURITIBA, PARANÁ, LITORAL PARANAENSE, BRASIL, BRASILEIROS, GOVERNO DILMA/PT, A BOLHA IMOBILIÁRIA CHEGOU PRA ABALAR

Nenhum comentário: