quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

VINICIUS TORRES FREIRE / É MELHOR ESPERAR PARA COMPRAR CARRO OU IMÓVEL - JANEIRO DE 2016




"Hoje saíram duas notícias da economia que podem ser importantes diretamente para o seu bolso. As notícias da economia são, para variar, ruins. Mas você pode tirar alguma vantagem de prestar atenção nelas.

Primeiro, a venda de carros caiu tanto, mas tanto, em 2015, que ficou parecida com a de 2007, 2008. O número de veículso vendidos no ano passado caiu mais de um quarto, quase 27%. Em 2012, melhor ano, venderam-se 3,8 milhões de veículos novos. No ano passado, foram 2,6 milhões. Uma baixa de mais de 1,2 milhões.

E daí? Daí que, diante desse desastre, o governo, as montadoras de carros e as revendedoras estão elaborando algum plano para aumentar as vendas. O plano não está fechado, mas tem a ver com crédito mais fácil e uso de veículos usados em condições vantajosas, na compra. O plano pode ser anunciado até o final de janeiro. Logo, se você está pensando em comprar um carro, melhor esperar e ver se aparece alguma condição vantajosa.

Segundo, o preço dos imóveis em São Paulo caiu muito, na média, em 2015. Se descontada a inflação do ano, o preço médio do metro quadrado caiu 8%. Os imóveis ainda estão caros, mas estão menos caros. O preço deve cair mais este ano? Provável que caia mais um pouco.

E daí? Mesmo para quem não está pensando em comprar, a informação é importante. Preço em baixa significa que está sobrando imóvel. Se está sobrando, o preço do imóvel alugado também tem de melhorar. Se você paga aluguel, pense em se mudar ou ameace se mudar e renegocie o seu preço. O dono do imóvel tem de pensar no caso, pois ficar com casa ou apartamento vazio, sem alugar, é um imenso prejuízo.

Para quem quer comprar, talvez ainda seja o caso de esperar. Os preços ainda podem cair neste ano. Além do mais, os juros estão altos. Mesmo se você não pegar financiamento, é melhor deixar seu dinheiro rendendo um pouco mais de juros.

A situação não está fácil. A gente tem de pensar ainda mais em cada gasto, do pequeno ao grande. Pensar muito. Bom 2016."




MARCADORES: MERCADO IMOBILIÁRIO, IMÓVEIS, IMOBILIÁRIAS, VENDA DE IMÓVEIS EM, ALUGUEL DE IMÓVEIS EM, PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDROTOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETEBARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRATURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, CURITIBA, CURITIBANO, BRASIL, BRASILEIROS

Nenhum comentário: