quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A VITÓRIA DA NOVELA "OS DEZ MANDAMENTOS" SOBRE "A REGRA DO JOGO", E O QUE ISSO SIGNIFICA PARA O BRASIL - SETEMBRO DE 2015



Um tanto tardiamente, uma parcela - felizmente considerável - dos telespectadores da TV aberta brasileira estão reagindo contra a permissividade que grassa em tantas novelas. E como é essa reação? Simples, deixam de assistir o que os desagrada. Pararam com aquele comportamento babaca em ver algo que afrontava aos seus valores, com a desculpa "de não terem outra coisa para assistir". Quantas vezes escutei essa desculpa esfarrapada, em conversas com pessoas já não muito cultas, e tão relaxadas em selecionar o que assistiam.

Claro que a diversidade midiática proporcionada pela internet, TV por assinatura e a Netflix contribuíram e muito para essa mudança (aumento considerável nas opções de entretenimento), mas não foi só isso. O fato é que BRASIL PROFUNDO, VERDADEIRAMENTE CONSERVADOR, cansou de não se ver em novelas nas quais, para citar apenas alguns exemplos:

algumas (ou seriam várias?) mulheres falam de aborto como se estivessem falando de moda; 

quase todos os ricos são demonizados e quase todos os pobres são exaltados; 

muitos personagens são promíscuos, e isso é visto como algo banal;

o feminismo faz parte do senso comum, e sobram homens bananas "feministas";

a maior parte dos personagens evangélicos são fanáticos caricatos e preconceituosos;

e a insistência no mito da família "grande, pobre e feliz". 

A lista é ainda maior, mas melhor parar por aqui, pois com o pouco que escrevi serei chamado de chato, hipócrita, falso moralista, machista, reacionário (reaça eu sou mesmo) e preconceituoso.

O fato é que a novela da Rede Record OS DEZ MANDAMENTOS é um sucesso de público, sendo que a produção da GLOBO chamada de A REGRA DO JOGO desponta para a condição de segundo fracasso seguido da emissora. Entre os motivos, destaco apenas um: milhões de pessoas cansaram de temas tabus, ou seja, das tais "temáticas ousadas". A aventura bíblica empolgou a muita gente cansada, farta em assistir novamente a coisas com as quais não simpatiza. Isso é uma mudança importante para este país, devido a influência das novelas até na política brasileira. Tratei disso no vídeo abaixo:




Neste país, ingênuo é quem acredita que novela é apenas entretenimento. E vejo com muita satisfação a mais essa derrota global. Que seja uma tendência histórica em consolidação, para o bem do Brasil.






POSTAGEM RECOMENDADA: A QUEDA DA NOVELA BABILÔNIA



MARCADORES: TV ABERTA, AUDIÊNCIA DE NOVELAS, POLITICAMENTE CORRETO OU CHATO?, NOVELA OS DEZ MANDAMENTOS, SUCESSO, MOISÉS ABRINDO O MAR VERMELHO (GIF)

Nenhum comentário: