segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PERUÍBE E A PROPAGANDA DE MARGARINA - AGOSTO DE 2015



Vejam com atenção o vídeo abaixo:




Essa peça publicitária da antiga margarina fiorella marcou a minha infância, nos já distantes anos oitenta. Ela me fazia imaginar um tipo de amanhecer ideal, com as pessoas acordando de uma boa noite de sono, para desfrutarem de um ótimo café da manhã - com uma saborosa margarina no pão, é claro - para depois seguirem com mais um dia de afazeres. Um tipo de amanhecer idealizado.

Qualquer manhã em Peruíbe está a anos-luz disso, para a grande maioria da população. Muitos já acordam preocupados em pegar o ônibus no horário, ou se a van não vai estar lotada. Vários usarão as ciclovias, ou caminharão grandes distâncias por falta de dinheiro para o transporte. As gestantes em final de gestação sabem que pode ter chegado o dia em que terão de ser levadas até Itanhaém, pois a cidade continua sem maternidade, e (pois é) hospital. E tem aqueles que mais uma vez, sairão em busca de emprego, algo bem escasso por aqui. 

Todo amanhecer é muito difícil para a maioria dos moradores daqui. Não estou querendo pregar a utopia, mas o minimamente aceitável para os munícipes. Esta cidade está longe em ser razoavelmente funcional.

Sei que está sendo organizada para o próximo feriado no dia 7 de setembro (segunda-feira), uma manifestação contra o governo municipal. Será um grande evento, para os padrões locais? Não sei. Como definir antecipadamente o sucesso de um protesto, que terá de competir com a atenção que milhares de peruibenses darão ao desfile? E isso numa cidade em que o povo adora escrever poucas e boas no face, e depois .... não comparece.

Para entender onde quero chegar, vejam um artigo mais antigo, que escrevi sobre um protesto realizado na Praça Matriz, durante o aniversário do município:


MENSAGEM DE UM NÁUFRAGO PARA OUTROS NÁUFRAGOS


Como já disse antes, não acredito nas massas lotando as ruas e pedindo por mudanças, mas o problema é que sequer existe uma minoria organizada capaz de fazer a diferença. Talvez a mudança virá após a VITÓRIA DAS TREVAS, evento que eu tanto aguardo, e que definirá a Peruíbe do futuro, empobrecida, menos povoada, para a qual restará a valeribeiralização e o desenvolvimento de outros setores da economia.

E como eu gostaria que as manhãs em Peruíbe, me lembrassem apenas um pouco aquela antiga propaganda de margarina. 


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, GOVERNO MUNICIPAL, PREFEITURA, PROTESTO, MANIFESTAÇÃO, FERIADO DA INDEPENDÊNCIA, SETE DE SETEMBRO


Nenhum comentário: