domingo, 21 de dezembro de 2014

CUBA E O FIM DE UM FRACASSO HISTÓRICO - DEZEMBRO DE 2014





A notícia internacional da semana é a futura normalização das relações diplomáticas dos EUA com Cuba. Francamente eu não vejo isso como resultado de um incrível avanço diplomático ou de uma mudança de atitude do governo Obama, visando encerrar essa "guerra-fria" caribenha (o bloqueio prejudica o regime? Faz sentido mantê-lo?). Minha análise é mais pragmática.

Primeiro vou focar no propósito de Washington. O governo quer oportunidades de negócios na ilha para as multinacionais americanas. É mercado para rede de fast food, famosas marcas de refrigerante, automóveis, etc ... e tem uma incipiente internet de banda larga local para ser desenvolvida. O interesse capitalista acabou por predominar, superando o poderoso eleitorado de origem cubana (e rigorosamente anti-castrista) da Flórida.

Quanto ao governo dos irmãos castro, a questão também é incrivelmente pragmática. Os preços do petróleo caíram ainda mais neste ano, o que prejudica a Venezuela, a qual patrocina o socialismo cubano fornecendo esse mineral para o país. Ora, as perspectivas da economia chinesa para 2015 não são muito favoráveis. Se os chineses importarem menos petróleo, o valor do barril cairá ainda mais (pois é, coitada da nossa Petrobrás!), afundando de vez com a popularidade do seu madruga, digo, Maduro, que tirará dinheiro de onde para se manter no poder? Acho que a ditadura cubana já sabe que o socialismo bolivariano está em sério risco, e ironicamente busca em seu maior inimigo histórico ajuda para sobreviver por tempo indefinido. 

De qualquer forma, essa reaproximação significa negar um famoso lema propagandístico castrista, o "socialismo ou morte", dando lugar ao realista "capitalismo ou fome". Claro que mesmo assim não faltam por aqui comunistas deslumbrados, que berram por aí que os castro "venceram" o confronto de décadas com os ianques. Venceram o quê, seus tontos? Os porcos capitalistas que vocês tanto odeiam literalmente invadirão o falso paraíso, e falam em vitória? Isso será mais uma prova, após tantas outras, de que o comunismo nunca teve um grande futuro. Mas é claro que nunca entenderão isso.

Pois é, nunca entenderão. É como eu criticar a Dilma na frente de um eleitor dela. Não importa o quanto mostre as provas da incompetência da PRESIDENTE, o sujeito nunca entende, fascinado que está por ela, a ponto até de repetir manjados chavões marxistas (pois é), para defende-la. 

A Cuba socialista é um fracasso histórico, mas temo que ainda assim, as mudanças que ocorrerão por lá não serão suficientes para que milhões de brasileiros abram os olhos para o que já ocorre no nosso país. Enquanto uns vão para frente, vamos para trás, simples assim.




MARCADORES:PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDROTOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHACOMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETEBARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRATURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BRASIL, BRASILEIROS, CUBA, CUBANOS, ESTADOS UNIDOS, AMERICANOS, FIM DO EMBARGO, SOCIALISMO, COMUNISMO, CAPITALISMO

Nenhum comentário: