sábado, 8 de novembro de 2014

PROJETO SECRETO BERLIM OCIDENTAL - NOVEMBRO DE 2014




Amanhã, dia 9 de novembro de 2014, a queda do muro de Berlim fará 25 anos. No já distante ano de 1989, milhares de berlineses orientais conseguiram passar pelos postos de controle da tristemente famosa muralha, que separava a rica Berlim Ocidental da atrasada Berlim Oriental, iniciando um processo que culminou com o próprio fim da RDA, a República Democrática Alemã, mais conhecida como Alemanha Oriental.

Esse momento mudou o mundo, pois significou não apenas o fim do socialismo na então RDA (o regime perdeu na prática o rígido controle social que mantinha sobre o povo, e a reunificação com a Alemanha Ocidental ocorreu no ano seguinte), mas teve um efeito dominó no leste europeu. A "revolução de veludo" na Tchecoslováquia, vitória espantosa do Solidariedade na Polônia, levante inesperado na Romênia ... mudanças incríveis e inesperadas para o restante do planeta.

Mas isso tudo não teria sido possível sem a existência de Berlim Ocidental, próspero enclave capitalista dentro do território socialista da RDA (que só era "democrática" no nome). O muro foi construído pelo governo comunista alemão-oriental ao redor dele por causa da sua influência, pois atraia berlinenses do leste para seu território, e portanto para longe do regime socialista ... aí já viu: como é que se vai construir o comunismo se o povo prefere ser governado por burgueses lacaios dos imperialistas? Daí a construção de um muro que entrou para a história da Alemanha, da Europa e do mundo.

Mas o propósito desta postagem, mas do que recordar de uma data lembrada com nostalgia, é falar de uma ideia minha. Eu a chamo de PROJETO SECRETO BERLIM OCIDENTAL. Bem, era mais ou menos secreto, até agora.

Digo mais ou menos, pois já tratei desse assunto no texto Santuário dos Peruibenses livres. Trato aqui de ampliar o assunto, muito atual e urgente.

A grande crise desta cidade se aproxima. Mais do que política, ela tende a ser econômica e social. O desemprego subirá de forma espantosa, a iniciativa privada sofrerá um retrocesso por aqui, e Peruíbe terá reforçada a fama de ser uma terra de aposentados .... e funcionários públicos. Pois é.

A nossa "Berlim Ocidental" será formada por funcionários públicos CONCURSADOS, gente que mesmo de forma não intencional, se preparou para o que está por vir. Pular o muro e passar para o nosso lado não é tão difícil, basta passar num concurso público. Aos que entenderam o que tenho dito já a tanto tempo, e alcançaram a meta, dou parabéns. E para os que ainda não conseguiram, aviso que ainda dá tempo de passar para este lado.

Pois é, garanto que "deste lado" a Peruíbe de um futuro próximo não parecerá tão desagradável. Aqui nos manteremos, resistiremos e teremos um futuro.

Agora um filminho para encerrar.






POSTAGEM RECOMENDADA: O DISCURSO DO RADICALISMO POLÍTICO EM PERUÍBE ...



MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, MURO DE BERLIM, BERLIM OCIDENTAL, FILME ALEMÃO ADEUS LÊNIN!

Nenhum comentário: