sábado, 23 de agosto de 2014

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PERUÍBE COMPLETA 100 ANOS DE FUNDAÇÃO - AGOSTO DE 2014




De A Tribuna On-line

 Patrimônio histórico e cultural do Município, a Estação Ferroviária de Peruíbe completa 100 anos de fundação neste domingo*. Para valorizar e preservar a memória deste importante equipamento histórico, que teve um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Município, a Prefeitura prepara uma programação especial para celebrar a data. Entre os dias 28 e 31 estão previstas homenagens, exposições, gincanas, oficinas e apresentações musicais. 

 A programação será aberta com uma solenidade na Estação Ferroviária, na próxima quinta-feira, às 9 horas. Na ocasião estão presentes autoridades e moradores do Município. Durante o dia, haverá gincana com escolas do bairro no mesmo local. Às 14h, a estação receberá uma apresentação musical do Projeto Guri. 

 Na mesma data, moradores mais antigos do bairro, ex-funcionários da Estação e pessoas que contribuíram no processo de preservação do patrimônio histórico receberão uma homenagem na Câmara de Vereadores. A solenidade terá início às 19 horas. 

 Já na sexta-feira, será ministrada uma palestra e oficina sobre patrimônio histórico no prédio da Estação, em dois horários: 9h30 e 14h. A programação contará ainda com boas atrações para quem gosta de ferreomodelismo. No sábado, das 9 às 17h, e no domingo, das 9 às 14h, ficará aberta ao público uma exposição com modelos e fotos, também na Estação Ferroviária. 

 No último dia, haverá uma grande festa com o “Forró no Asfalto”, que será realizado a partir das 19h, na Avenida 24 de Dezembro (em frente à rodoviária). 

 Histórico 

A Estação Ferroviária foi construída pela empresa inglesa Southern São Paulo Railway para integrar a linha Santos-Juquiá. Desde a sua inauguração, em 24 de agosto de 1914, o prédio contribuiu para trazer o progresso e aumentar a população local. Em pouco tempo, a economia deixou de estar concentrada na pesca de subsistência e passou a receber investimentos com o comércio e o turismo. 

 A estação também serviu para “reduzir” os espaços entre uma região e outra no litoral paulista. Antes de sua inauguração, o deslocamento era feito de um ponto a outro pela praia, com longas caminhadas ou cavalgadas. Tudo mudou, porém, com a chegada do trem, que era um dos meios de transporte mais rápidos e evoluídos no início do século XX. 

A produção agrícola e a pesca também sentiram os efeitos desse novo sistema de transporte, com a comercialização em larga escala desses produtos para outras regiões, revertendo lucros rápidos não só aos produtores, mas, também aos pescadores e pequenos agricultores. Até a década de 1990, o transporte ferroviário não só de carga, mas também de passageiros, teve grande desenvolvimento e movimento na região, gerando empregos e sustentando uma base sólida da economia local. 

 O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha.

*24 de agosto de 2014
FONTE:A TRIBUNA






MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, BAIRRO DA ESTAÇÃO, PRÉDIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, 100 ANOS DE FUNDAÇÃO

Nenhum comentário: