domingo, 9 de fevereiro de 2014

BELA VELA, BELA CHAMA, NUMA NOITE QUENTE DE VERÃO



Não tenho o que comemorar nos 55 anos do aniversário de Peruíbe, no já próximo dia 18 de fevereiro, neste tórrido verão de 2014 com sol de deserto africano. Comemorar o quê? Francamente, melhor teria sido que esta cidade tivesse continuado como parte de Itanhaém por mais uns vinte anos, no mínimo.

Basta dizer que quando ocorreu a emancipação, os caiçaras eram a maioria da população. Hoje são uma minoria em sua própria terra, sendo que foram os que menos ganharam com esse "desenvolvimento". Os inúmeros loteamentos não lhes trouxeram prosperidade, a pesca e a agricultura se tornaram insignificantes, eles não dominam o comércio, e só lhes sobrou a Barra do Una como último e legítimo bairro e reduto cultural caiçara. Novamente pergunto, comemorar o quê?

Sonho Peruibense continua a ser isso mesmo, um sonho. Acordamos num pesadelo e disso para o pior. Impossível ser otimista a curto prazo, com o agravamento dos problemas municipais.

E agora ouço falar que alguns munícipes querem protestar justamente durante o show da Ivete Sangalo. Olha, isso não resolverá nada, e pode resultar em tensões desnecessárias. Desaconcelho essa ação. Quer protestar? Faça como eu: NEM VÁ LÁ.

Terei mais o que fazer nessa futura data tão importante. Irei até o meu local de trabalho em Itariri, provavelmente um dia tão quente e seco quanto hoje, e após cumprir com as minhas obrigações embarcarei no ônibus para voltar e descerei perto de casa, de onde só sairei no início da próxima manhã, para recomeçar com a rotina. Me limito a protestar oculto em minha morada.

Prefiro admirar a beleza de uma vela acesa no interior do meu bunker, numa noite quente deste verão, do que cair de cabeça na crescente polarização política de Peruíbe, cujo os resultados são sempre incertos.

Ah, também aguardo ansioso pela próxima chuva neste tempo de verão. Se cuidem, peruibenses. Façam suas escolhas com cuidado.






MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, SIMPLE MINDS CANÇÃO ALGUÉM EM ALGUM LUGAR EM TEMPO DE VERÃO / SOMEONE SOMEWHERE IN SUMMERTIME, SHOW DA IVETE SANGALO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE PERUÍBE, 18 DE FEVEREIRO DE 2014


Nenhum comentário: