segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PALAVRAS DE UM PERUIBENSE DESILUDIDO PARA PERUIBENSES ILUDIDOS




Sou um peruibense desprovido de uma mentalidade, digamos assim, "municipalista" (para que se entenda o que quero dizer, faça de conta que Peruíbe é um país, e substitua a palavra municipalista por nacionalista). Creio que está mais do que claro que este blogueiro é altamente antimunicipalista. 

Isto não significa que eu odeie esta cidade. Digamos que apenas não gosto do que ela se tornou. Vejo na atualidade a concretização do que nos anos oitenta do século XX eu chamaria de um futuro distópico.  TUDO DEU ERRADO.

SONHO PERUIBENSE não se realizou. Sequer foi foco nos discursos eleitorais em 2012, quase que focados no problemático SUS local. Atualmente as enchentes causam mais danos do que nos tempos do "sonho", a violência urbana espanta pelo crescimento e o desemprego ..... ah, esse continua a perturbar a muitos, para os quais sobra uma única solução: A RODOVIÁRIA.

 Peruíbe tem uma longa história de migração, com várias razões e causas das quais já fiz diversas análises neste blog (olha eu sendo repetitivo!). Trata-se de uma história de falta de horizontes, de perspetiva, de desespero, de miséria (pois é) e em certos casos mais tristes, de fome. 

Todos os milhares de peruibenses que, desde os anos noventa do século passado, partiram daqui pelas razões acima não fracassaram em Peruíbe, Peruíbe é que fracassou com eles. Não falo de caiçaras analfabetos ou pouco instruídos que numa época mais distante abandonavam os sítios e comunidades de pescadores em troca de uma menos desconfortável vida urbana, mas de jovens cuja maioria possui níveis de educação e instrução superiores aos dos pais, dos quais poucos conseguem empregos descentes. Não tem jeito, a migração só tende a continuar em 2014.

A expansão do comércio varejista é importante para o mercado de trabalho, mas continuará insuficiente para garantir vagas a todos os moradores que buscam ocupação.

E o que isso tudo tem a ver com aqueles que eu chamei de iludidos no título da postagem? Ora, a temporada de verão terminará mais cedo neste ano, pois o Carnaval será apenas em MARÇO, e a ilusão de muitos trabalhadores temporários em se tornarem efetivos nos seus empregos acabará mais cedo, levando a uma nova colheita de novos desiludidos, muitos dos quais acharão melhor buscar oportunidades noutras terras.


Postagem de 2013 recomendada: A TEMPORADA DE VERÃO TERMINOU EM PERUÍBE. E AGORA?



MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, TEMPORADA DE VERÃO 2013/2014, EMPREGO, DESEMPREGO, CARNAVAL, MIGRAÇÃO, FUTURO PRÓXIMO

Nenhum comentário: