quarta-feira, 7 de agosto de 2013

EXPLOSÃO NUCLEAR EM HIROSHIMA X O ESTUPRO DE NANQUIM (DO QUAL VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA OUVIU FALAR) - AGOSTO DE 2013



Pois é, hoje faz 68 anos que os EUA fizeram um ataque contra a cidade japonesa de Hiroshima. Conta-se que 140 mil pessoas morreram. Já é rotina, sempre quando se fala disso, dizer que foi a "maior atrocidade da história". Pergunto: foi mesmo?

Francamente, esse papo cansa, pois essa questão é colocada como se o Japão fosse uma nação inocente na Segunda Guerra Mundial. Caramba, DE QUEM O JAPÃO FOI ALIADO DURANTE A GUERRA? PRECISO DIZER?

Acham o quê, que os nipônicos ficaram passeando na Ásia e ilhas do pacífico? Eles promoveram genocídios, MATARAM PESSOAS AO MILHÕES. Só na China foram uns 15.000.000, no Vietnã talvez um 2.000.000 (a maioria de fome), e por aí vai. Na então colônia portuguesa do Timor Leste, trucidaram 60.000 timorenses, de uma população que em 1940 (ano da ocupação), estava em 200.000. Mais um pouco e matariam metade daquela gente.

AH, MAS O JAPÃO FOI VÍTIMA DE UMA TRAGÉDIA ATÔMICA !!!! VOCÊ NÃO VÊ ISSO, BLOGUEIRO???

É claro que eu vejo, pombas! Mas a questão é que Hiroshima e Nagashaki são usadas para colocar o Japão na condição de nação "vítima", quando na verdade, protagonizou muitas das piores tragédias ocorridas no extremo oriente e no oceano pacífico durante a Segunda Guerra. Isso não dá para engolir. Cansei, toda data disso, é a mesma coisa: "os americanos cometeram uma barbaridade, os americanos cometeram uma barbaridade, os americanos cometeram uma barbaridade" ..... E OS JAPONESES, PÔ? O QUE VOCÊS ACHAM QUE O IMPÉRIO JAPONÊS FEZ NA ÁSIA E OCEANIA DURANTE O CONFLITO ? 

Alguém aí já ouviu falar do massacre de Nanking / Nanquim, na China, em 1937? Lá se matou muito mais, talvez uns 300.000 chineses, com direito a estupro coletivo para "recreação" das tropas do Imperador Hiroíto. A foto da postagem demonstra um hábito dos invasores por lá, o de decapitar os vencidos. Nossa, que feitos grandiosos, que humanidade, exemplos para a raça humana !!! Aí veio Hiroshima e pronto: viraram vítimas.



Sempre lamentarei por Nanquim, que em 1937 virou uma cidade dos mortos, horror para o qual Hitler contribuiu, pois forneceu armas para o Japão reiniciar a guerra contra a China, interrompida no inicio dos anos trinta. Só isso já diz muita coisa, não é mesmo?

Caso alguém ainda não tenha entendido, não estou negando que uma grande tragédia ocorreu no japão. O que reclamo é dessa tendência de usa-la para mascarar as barbaridades cometidas por uma nação contra vários povos, horrores dos quais até hoje tem dificuldade em reconhecer.




MARCADORES: , SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, BOMBA ATÔMICA, HIROSHIMA, NAGASAHKI, ATROCIDADES DO IMPÉRIO JAPONÊS, GENOCÍDIOS, ESCRAVAS SEXUAIS DO EXÉRCITO JAPONÊS, NANQUIM 1937


2 comentários:

The Moustache Review disse...

Sempre pensei o mesmo,mas por algum bug histórico os episódios protagonizados pelo Japão sempre foram varridos pra baixo do tapete.

BRENO O PERUIBENSE disse...

Bem no início da Guerra Fria, o Japão se tornou importante para o ocidente capitalista, por causa da localização estratégica do país, bem ao lado da URSS, China maoísta e Coreia do Norte. Então, foi conveniente "esquecer" as barbaridades cometidas, já que os japoneses se tornaram aliados anticomunistas.