terça-feira, 18 de junho de 2013

MAIS UM DIA EM PERUÍBE E MAIS UMA POSTAGEM A FAVOR DOS CONCURSOS PÚBLICOS



A situação social em Peruíbe continua difícil. O fosso entre ricos e pobres parece maior do que nos anos oitenta e noventa do século passado (quando o desenvolvimento econômico desta cidade era bem menor), fazendo com que esta sociedade se mantenha muito desigual. Com a informalidade predominando no mercado de trabalho e desemprego elevado, a muitos peruibenses pouco mais resta do que a adesão ao concurso público. 

Numa cidade com uma sociedade tão dividida, sem unidade e coesão municipal (o último projeto de desenvolvimento que empolgou a a maioria da população foi o PORTO BRASIL, e vá lá) essa é a alternativa que sobrou para muitos munícipes, que não podem ficar esperando por uma solução milagrosa como o PRÉ-SAL, aquela promessa que vem ano e passa ano, continua exatamente isso: UMA PROMESSA.

 Quem já tradicionalmente visita este blog, conhece o meu propósito de incentivar munícipes a se tornarem concurseiros, esperando que vários deles encontrem na participação de concursos públicos um meio de liberdade e de transformação para que possam alcançar o que até agora lhes parece inalcançável: empregos com bons salários - para os padrões municipais - e direitos trabalhistas garantidos.

Quais fatores me tornaram um concurseiro? Foram anos de repressão, constantes humilhações e uma existência sem perspectivas neste lugarejo. Para uma legião de explorados, espoliados e humilhados desta cidade o concurso é o instrumento pelo qual poderão alcançar uma estabilidade e segurança que desconhecem, podendo alcançar condições de subsistência descentes. 

E para encerrar segue um vídeo para motivar, um comercial do curso ETAPA que eu assistia na minha infância nos anos oitenta (Rede Globo aos domingos, nos intervalos entre os desenhos) e do qual desconhecia o significado. Hoje sei do seu caráter motivacional.






MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, CONCURSO PÚBLICO, CONCURSEIRO, ESTUDO, ESFORÇO, MOTIVAÇÃO, EMPREGO, OPORTUNIDADES

Nenhum comentário: