domingo, 28 de abril de 2013

CAMINHANDO PARA UM DIFÍCIL INVERNO EM PERUÍBE / 2013



O inverno se aproxima, período no qual o comércio desta cidade sangrará literalmente. Em diferentes trechos de diversas avenidas  já existem mais pontos de aluga-se do que comércio aberto, o que prejudica as lojas, pois uma depende da outra, para uma questão de fluxo de pessoas e portanto de mais oportunidades de vendas.

Num passado próximo já vi ruas com trechos fortemente comerciais que se tornaram desertas. A dinâmica é implacável em muitos casos, basta uma loja de destaque fechar para que as vizinhas sofram algum grau de declínio. Clientes gostam de ver movimento, mesmo que este seja grande apenas no estabelecimento ao lado. É curioso como o peruibense e o veranista detestam fazer compras perto de pontos comerciais fechados. E isso eu vejo mais no inverno, sendo que Peruíbe não é uma cidade que recebe muitos "invernistas". 

O turista graúdo - o que tem mais grana - vai curtir o frio em lugares mais apropriados como Campos do Jordão, Gramado ou Curitiba. E o que sobra para municípios litorâneos como este? Invernistas de subúrbios paulistanos, que talvez tenham sorte se nossas praias forem visitadas por alguns Pinguins.

Estamos caminhando para um inverno difícil em 2013, que será ainda mais severo economicamente se for rigoroso.

Postagens recomendadas: 

A TEMPORADA DE VERÃO 2012/2013 TERMINOU EM PERUÍBE. E AGORA?

TEORIZANDO SOBRE O FUTURO PRÓXIMO DE PERUÍBE


TAGS: PERUÍBE, MUNICÍPIO, OUTONO, INVERNO, EMPREGO, DESEMPREGO

Nenhum comentário: