sábado, 2 de março de 2013

GERAÇÃO DE EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA CAI 75% - MARÇO DE 2013



Em janeiro foram gerados 28,9 mil postos de emprego com carteira assinada no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número resulta da diferença entre 1.794.272 admissões e 1.765.372 demissões, e foi o mais baixo saldo para o mês desde 2009, ano da crise financeira internacional.

 Em janeiro de 2009, foram fechadas 101,7 mil vagas; no mesmo mês de 2010, foram abertas 181,4 mil; e em 2011, abertura de 152 mil postos de trabalho. Em igual mês de 2012, foram criados 118,8 mil postos - cerca de quatro vezes mais em comparação a janeiro deste ano. A média para a criação de vagas no período, desde 2003, é 93,7 mil.

O saldo de janeiro foi influenciado pelo mau desempenho do comércio, que fechou cerca de 67,4 mil postos - o menor resultado desde o início da série histórica, em 1992. A indústria, em contraponto, criou mais de 43,3 mil vagas, o que contribuiu para o balanço do mês ser positivo. O resultado da indústria foi o quarto mais alto desde o começo da série. 

"Um dos fatores que determinam o desempenho de uma economia é o mercado de trabalho, mas ainda é cedo. Tivemos um resultado fraco, apesar de positivo. Acredito que as medidas que o governo tomou ainda vão mostrar seus efeitos no primeiro semestre de 2013", explicou o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Rodolfo Torelly.


Fonte:MONITOR MERCANTIL


Comentário: com um "pibinho" de 0,9% em 2012, é claro que esse resultado não tinha como ser muito diferente. Se você tem um emprego com carteira assinada, e pensa em procurar outro trabalho, sugiro que reflita, se nesse momento essa é uma boa ideia. Trocar de emprego tende a não ser tão simples agora. Vai que a troca acaba não sendo boa, e depois vai ser difícil arrumar algo melhor.




Assim como não tende a ser simples para a Dilma, o companheiro Lula e aos fanáticos defensores do PT botarem a culpa de tantos problemas no governo federal anterior a 2003. Ora, em uma década só tivemos governos petistas. E os problemas se agravarão.

E tem uma bombinha chegando, a da conta de eletricidade "mais barata". Sim, vai ser uma bomba.

No geral, a maioria dos consumidores domésticos não aproveitarão essa economia. Verão na menor tarifa a oportunidade para aumentarem o consumo, pois é assim que brasileiros de menor renda pensam. O fulano choraminga para pagar 80 reais de conta mas agora na cabeça dele gastar esse valor vai valer a pena. Será que a produção vai cobrir a demanda?

Encerrando: legal a canção da Carmen Miranda, né?

Tags: Peruíbe, Barra do Turvo, Vale do Ribeira.


Nenhum comentário: