quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UM FATO INCONVENIENTE QUE O MOVIMENTO NEGRO NÃO DIZ




O pouco conhecido - mas historicamente importante - Ernesto Carneiro Ribeiro é aquele típico "afrodescendente" que não combina com o atual discurso do movimento negro, já que ele NÃO FOI COTISTA.

Ele se diplomou em 1854, na segunda metade do século XIX. O tráfico de escravos tinha sido extinto poucos anos antes. A escravidão no Brasil caminhava para um fim pacífico, já que novas expansões das fronteiras agrícolas não poderiam contar com mais escravos nascidos na África, o que incentivou a vinda de migrantes nordestinos e imigrantes italianos para a província de São Paulo, supriam de mão-de-obra os cafezais. 

Esse cidadão brasileiro preferiu correr atrás, em vez de ficar se justificando com AFRO-COITADISMO. Foi um pioneiro, tão avançado para sua época como para  agora. Se ele fosse do nosso tempo, o que diria das cotas raciais? E daquele conceito bisonho que os politicamente corretos chamam de "branquitude"? Sem dúvida estaria longe de ser um militante negro, sendo até visto com preconceito (pois é) por pessoas que deveriam tê-lo como um grande exemplo.


Nenhum comentário: