sexta-feira, 8 de junho de 2012

GRÉCIA: UM PAÍS À BEIRA DO ABISMO, DISPUTADO POR COMUNISTAS E NAZISTAS





Dirigente neonazista grego agride candidatas em debate na TV



Político bate no rosto de adversária durante debate ao vivo



A promotoria grega emitiu uma ordem de prisão contra Ilias Kasidiaris, o porta-voz do partido neonazista grego Amanhecer Dourado, por ter agredido duas candidatas em um debate televisionado nesta quinta-feira. 

O incidente aconteceu durante um debate organizado pela emissora ANT-1, que, além de Kasidiaris, também contava com a participação de Liana Kanelli e Rena Dourou, ambas candidatas ao Parlamento pelo Partido Comunista e pela formação esquerdista Syriza, respectivamente. 

O debate foi subindo de tom até que o porta-voz do partido neonazista lançou um copo de água no rosto de Rena. Posteriormente, Kasidiaris se dirigiu em direção à candidata comunista para iniciar uma agressão com tapas e socos. 

Kasidiaris teria se descontrolado depois que Rena lembrasse que o mesmo seria processado sob acusação de ter participado da agressão de um estudante da Atenas em 2007. Após sua agressão, o dirigente neonazista deixou o estúdio de televisão. 


A juiza Eleni Raikou emitiu uma ordem de prisão contra o deputado do Amanhecer Dourado, que, por sua vez, não possui imunidade parlamentar. Isso porque o Legislativo foi dissolvido devido à realização das eleições do próximo dia 17 de junho. 


A candidata Rena Kanelli indicou que o comportamento do neonazista mostra o porquê os gregos que apoiaram o Amanhecer Dourado nas eleições de maio não deveriam mais votar nesta formação, que ameaça expulsar todos os imigrantes ilegais e colocar cercas elétricas nas fronteiras do país mediterrâneo. 

"Com o poder de seu voto no 17 de junho, os cidadãos devem eliminar todos os pistoleiros, os mesmo que não pensam duas vezes antes de agredir alguém em qualquer circunstância", indicou a política comunista ao jornal Ekathimerini. 


Nas últimas eleições do dia 6 de maio, o Amanhecer Dourado conseguiu entrar no Parlamento depois de obter 6,97% dos votos, o que supõe um grande salto para a formação. Em 2009, o partido recebeu apenas 0,3%. As pesquisas para os próximos pleito mostram que este partido poderia alcançar entre 4,5% e 5,8% dos votos.


Fonte: TERRA






Comentário: a inevitável guerra civil grega teve a sua primeira batalha transmitida ao vivo na TV, e nela comunistas e nazistas disputarão o poder.


Pobre Grécia, pobre democracia.

Um comentário:

Gianluca Ferro disse...

É muito triste ver que o berço da democracia está iniciando uma guerra política extremista para ver quem fica com o osso nessa crise. Lamentável.