quinta-feira, 3 de maio de 2012

BRASIL: PROCLAMAÇÃO DE NOVA ESCRAVIDÃO





Romeu Prisco


São Paulo (SP) - Se em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel aboliu a escravidão dos negros, em 26 de abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal proclamou a escravidão dos brancos, homens e mulheres. Num exagerado modernismo antidiscriminativo, passamos a ter cotas, formais e informais, para homossexuais, negros, pobres, egressos de escolas públicas, silvícolas e ex-presidiários, expressando a garantia de reserva de uma "porção, fração, ou quinhão de vagas" em diversas áreas de atividades, como nos estudos e no mercado de trabalho. 


 Com isso, torna-se cada vez mais inconveniente ser branco (antiga "raça predominante") e normal. Quem assim é, acaba verdadeiramente discriminado. Na disputa por uma vaga na faculdade, se houver diferença acima da nota de corte entre um branco e um índio, a preferência será do silvícola, fazendo-se letra morta da igualdade de todos perante a lei. A opinião não é só minha, mas, também do emérito jurista Ives Gandra da Silva Martins, no seu artigo "Você é branco ? Cuide-se !". 


 Na história dos grandes benfeitores da humanidade e das pessoas que mais se destacaram em diversos ramos de atividade, conhece-se alguém que saiu dos sistemas de cotas ? Machado de Assis ? Santos Dumont ? Anita Garibaldi ? Pelé ? Madre Teresa de Calcutá ? Einstein ? O casal Pasteur ? O excelente cantor, compositor e músico norte-americano, negro e deficiente visual,  Stevie Wonder ?

É assim que o Brasil pretende descobrir talentos na sua população ? É assim que pretende formar novos e bons engenheiros, uma das mãos-de-obra mais carente no mercado de trabalho, que se vê obrigado a recorrer a profissionais especializados do exterior ? O Brasil está sendo assolado por dois enormes furacões: um da corrupção, outro da demagogia. 


 Tanto quanto o da corrupção, o furacão da demagogia não tem preferência, fazendo-se notar, indistintamente, nos três Poderes da República. Ultimamente, diante do menor vacilo do Poder Legislativo, o Supremo Tribunal Federal tem tomado a dianteira, abonando direitos legalmente inexistentes e mesmo contrários à Constituição Federal, da qual é guardião, para fazer média com supostas minorias. Casos da "união estável homoafetiva" e, agora, das "cotas raciais".


 A demagogia jurídico-política, que se instalou no Brasil, está dando ensejo a situações de perplexidade. Recentemente falecido, o sambista "Dicró", festejado pelos cariocas e vascaínos, seria discriminado na Bahia, onde tornou-se proibida a contratação, para eventos promovidos pela administração pública, de artistas cujas músicas "debochem" das mulheres. Portanto, de eventual discriminado, o negro "Dicró" passou a discriminador, por fazer "gracinha" com as sogras, nas suas composições ! 

Discriminação racial seria impedir os negros de ingressarem nas faculdades, assim como constitui discriminação racial privilegiar o ingresso dos negros, em detrimento dos brancos. Essa preocupação com o estabelecimento de cotas raciais está relacionada ao remorso coletivo, decorrente de um sentimento de culpa histórico, pelos sofrimentos que os nossos mais longínquos antepassados possam ter causado aos negros, na época da escravidão. O sonoro placar de 10 x 0, no julgamento das cotas raciais pelo STF, dá idéia do tamanho daquele remorso coletivo, semelhante ao que se passa com os cristãos, que vivem em constante estado de penitência, pela crucificação de Jesus Cristo.


 Participando ativamente do furacão da demagogia jurídico-política, o STF está criando complicações para si próprio, ou, quem sabe, abrindo mais as portas para o que parece gostar de fazer. Encontramo-nos no auge da mania de "opções". A mais conhecida é a sexual. Indivíduo que nasce com todas as características físicas do gênero masculino, adota certos modismos, alega ter feito "opção" sexual pelo gênero feminino e, assim, quer ser tratado, respeitado e ter o reconhecimento dos respectivos direitos, inclusive participando de "cotas".


 Ora, eu, branco e normal, vou bronzear a minha pele, encaracolar o meu cabelo e fazer "opção" pela raça negra, para, assim, ser tratado, respeitado, ter os respectivos direitos reconhecidos, inclusive participando de "cotas". Provem-me o contrário ! Mas, como "negro fabricado", jamais terei o mesmo desempenho de artistas, esportistas e ativistas de legítima origem negra, como Michael Jackson, Usain Bolt e Nelson Mandela, que nunca necessitaram de "cotas" para manifestar seus talentos.


 Presentemente a escravidão é outra. Todos nós, sem exceção, somos escravos dos maus políticos, dos maus juízes e dos bandidos. A estes, bandidos, não devemos reagir, sob pena de sermos executados. Àqueles, maus políticos e maus juízes, as reações têm sido inócuas, porque eles acabam julgando-se entre si, onde prevalece o corporativismo. As sanções a eles impostas não são tão punitivas e nem tão reeducativas. Ex-Presidentes, ex-Senadores e ex-Deputados, cassados, voltam a ocupar cargos públicos, eletivos, ou não. Juízes, quando punidos, e se punidos, acabam sendo aposentados com todas as vantagens inerentes ao cargo, inclusive proventos integrais. 


 Na evolução da espécie humana, há registros da existência de escravos brancos e de negros que escravizaram outros negros. Agora, a ordem é estabelecer "cotas de honestidade e sinceridade", para dizer ao negro de hoje que ele não necessita de nenhum privilégio para ser igual às demais raças, bem como para dizer ao branco de hoje que ele não tem nenhuma responsabilidade pelo infortúnio do negro de ontem. 


 Independentemente de "cotas", com o aval e votos de brancos paulistas, tidos como "elitistas, bairristas e conservadores", dois negros (Paulo Lauro e Celso Pitta) e uma mulher nordestina (Luiza Erundina) já foram Prefeitos da cidade de São Paulo, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo.


 Xô demagogia !


Fonte: DIRETO DA REDAÇÃO



Nenhum comentário: