sábado, 11 de fevereiro de 2012

FILMES PARA PERUIBENSES: ADEUS LÊNIN !!!





ADEUS LÊNIN !!!


Se existe um filho que merece um aumento de mesada é Alex Kerner (Daniel Brühl). Em outubro de 1989, sua mãe Christiane (Katrin Sass) entra em coma na Alemanha Oriental. A pobre senhora era uma devota dos ideais de Lenin, uma seguidora fervorosa do socialismo e uma defensora da ditadura do proletariado.


Depois de oito meses, Christiane desperta de seu sono. O problema é que justamente nesse intervalo de tempo muita coisa aconteceu. O muro de Berlim caiu, a alemanha voltou a ser um único país e o capitalismo venceu mais uma batalha. Para complicar ainda mais a situação, a pobre mãe pode ter um enfarte a qualquer momento. Por isso, nada de emoções fortes.


Para evitar uma tragédia, Alex decide, com a ajuda da irmã Ariane (Maria Simon), manter o comunismo funcionando. Assim, o apartamento da família vira o último cavalo de batalha da revolução socialista. Antigos colegas de Christiane também resolvem participar da farsa.


Com o objetivo de tornar tudo mais real, um amigo de Alex que sonha ser cineasta forja em vídeo os noticiários de televisão. Como qualquer coisa exibida pela Alemanha Oriental era tão tosca e sem graça, o truque funciona. Na melhor piada do filme, uma notícia faz a mãe acreditar que são os alemães do lado capitalista que estão emigrando em massa para o lado dos socialistas.


No fim das contas, Adeus Lênin é um filme tão ingênuo quanto o socialismo. Parece uma sessão da tarde para dedicada aos devotos da utopia ou a participantes do Fórum Social Mundial. Curiosamente, Adeus Lênin pode ser considerado o filme alemão mais compreensível dos últimos 100 anos.


Paulo Pinheiro

Fonte do texto: ZEROZEN


Comentário: considero que este é um filme que deve ser assistido por muitos peruibenses, por ser uma produção cinematográfica que trata de mudanças rápidas e radicais em uma sociedade. Peruíbe é um município que já começa a passar por fortes "abalos", tristes consequências de problemas locais que se agravaram através dos anos, ou seja, muitas coisas - boas para alguns munícipes e ruins para outros - ocorrerão. E muita gente - satisfeita com a atual ordem das coisas - não está preparada para isso.

Falo de pessoas para as quais demorará para "cair a ficha", e que quando isso acontecer, ficarão como que recém acordadas de um longo coma, sem filhos para tentar iludí-las de que nada de importante mudou. Desculpe se eu escrevo dessa maneira meio que misteriosa, mas certas questões desta cidade precisam ser tratadas assim. Assista ao filme e compreenda.


Ah, a imagem da postagem é a minha HOMENAGEM ao aniversário do PT.

Nenhum comentário: