quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CAMPANHA EM ITANHAÉM CONTRA A TUBERCULOSE / NOVEMBRO DE 2011


Itanhaém inicia campanha contra tuberculose na segunda


De A Tribuna On-line


A Secretaria Municipal de Saúde de Itanhaém realizará, entre os dias 7 e 18 de novembro, a Campanha contra a Tuberculose. Todas as unidades do Programa Saúde da Família e o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) irão intensificar a busca ativa por pacientes que apresentem sintomas da doença.


As unidades e o CINI irão atender das 8 às 16 horas. Já no dia 17, será realizado o ‘Dia T’ da campanha. A coordenadora do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) de Itanhaém, Laura Castelo Branco Silveira, enfatiza a importância da campanha para o Município. “Às vezes, a pessoa não sabe que determinados sintomas são típicos da tuberculose. Nosso objetivo é atingir o maior número possível de pacientes”.


TUBERCULOSE


A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, podendo ocorrer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.


Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa vespertina; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.


Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/



Vídeo para os moradores de Itanhaém, Peruíbe e mais além.

Nenhum comentário: