terça-feira, 4 de outubro de 2011

DE UM BLOG DO ESTADÃO: GANHA FORÇA A HIPÓTESE DE BOLHA NO PAÍS



Ganha força a hipótese de bolha no País

3 de outubro de 2011  

Roberta Scrivano

A hipótese de bolha imobiliária no Brasil começa a ganhar força. O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samy Dana, por exemplo, com base em alguns cálculos, é um dos que já afirma que o País vive essa bolha.

Preços altíssimos, crédito fácil e evolução do valor do aluguel menor do que o porcentual de crescimento do preço do imóvel são alguns dos fatores que ele pontua quando quer explicar porque acha que os brasileiros já vivem a bolha imobiliária.

Outros especialistas são mais ponderados e preferem dizer que, por enquanto, não temos a bolha no Brasil. Sempre, esses especialistas, usam o cenário norte-americano vivido no fim de 2008 para justificar porque acham que os brasileiros ainda estão longe de viver tal situação.

“Mas, se começar a ocorrer uma forte inadimplência nas centenas de linhas de crédito que foram concedidas, aí sim viveremos a bolha”, comenta Nelson de Souza, professor da Ibmec do Rio de Janeiro. “Então, acho que podemos responder essa pergunta daqui a alguns anos, dois talvez”, emenda.

Cedo demais

Denise Labate Vasconcellos, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista no mercado imobiliário, também acha cedo dizer que o País já tem uma bolha no setor imobiliário, mas ela afirma que os atuais valores dos imóveis estão próximos do pico, mas não crê em recuo.


“Enquanto houver essa situação macroeconômica de alta na renda e grande oferta de crédito imobiliário, o preço não vai cair”, afirma. Ela emenda que imóvel também é forma de investimento. “E a tendência é sempre de alta”, afirma a professora universitária.

Aqueles que representam o setor imobiliário, como é o caso de Augusto Viana, presidente do Creci de São Paulo, rebate todos os comentários feitos pelos acadêmicos e é enfático ao afirmar que “não há absolutamente nenhuma bolha imobiliária no Brasil.”

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/
 





Bolha imobiliária espanhola

Nenhum comentário: