segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VOLTANDO A ANALISAR A QUESTÃO DAS "INDÚSTRIAS EM PERUÍBE" / UM SONHO PERUIBENSE PARTE 2



Faz quase dois anos, criei um texto que chamei de UM SONHO PERUIBENSE, no qual eu simplesmente tratei do - pois é - antigo sonho de se trazer indústrias para Peruíbe. Quando essa idéia começou? Sei que em meados dos anos oitenta já era moda falar dela, a qual seria a solução para o grande atraso social do município. Mais um pouco e serão TRINTA ANOS de um discurso que até agora não se tornou realidade.  Sim, um discurso, pois nunca falta eleitor peruibense disposto a votar em quem prometer tornar real essa tão sonhada industrialização.


Claro que neste momento alguém poderia me lembrar de que já existem por aqui algumas confecções, uma empresa especializada em TEXTURA E GRAFIATO (tintas) e outros poucos empreendimentos ... aí é que está .... outros "poucos empreendimentos". Peruíbe não empolga muitos investidores, e naturalmente a quantidade de empregos gerados na produção de bens de consumo "made in Peruibe" acabam sendo abaixo do necessário para a redução da nossa população ociosa.


Já surge, bem antes de 2012, um pessoal levantando essa questão, como se fosse alguma novidade, algo inédito. Pois bem, existem duas questões que precisam ser resolvidas, antes que o eleitorado novamente dê ouvidos para quem faça essa promessa:


Primeiro, é preciso que seja feita a duplicação do trecho da Rodovia Padre Manuel de Nóbrega (SP 55), que fica entre Peruíbe e Miracatu, para facilitar o acesso à BR 116. Creio que é interessante para todo dono de fábrica por aqui, poder escoar a sua produção pela Régis Bittencourt, importante ligação entre SP e o sul do país. Com essa duplicação feita esse trecho teria menos acidentes e naturamente a viagem seria mais rápida. O governo estadual prometeu, mas de resultados até agora nenhum.


Em segundo lugar, mas não menos importante, É A REATIVAÇÃO DA LINHA FÉRREA. Dá para falar seriamente em indústrias em Peruíbe, sem um eficiente transporte de cargas proporciado por trens? Francamente, acho que não dá. Pergunte isso, para qualquer candidato que insista em falar das fábricas não -poluentes. Sem linha férrea essa promessa terá algum futuro?

Até quando se prometerá a INDUSTRIALIZAÇÃO DE PERUÍBE, sem que resolvam pelo menos essas duas questões?


Um comentário:

Renatinhoss disse...

Piada, sem contar na lenda da Petrobrás, que por enquanto só fez aumentar o preço dos imóveis da região, e que nada trará de benefício a curto prazo, isso se acontecer! Cidadezinha boa pra passar o final de semana, pra morar não!