sábado, 20 de agosto de 2011

FALAR MAL DE PERUÍBE ESPANTA O PROGRESSO?


Eu mesmo vou responder a essa pergunta. Claro que responderei me baseando na minha visão de mundo, o que tornará natural que muitas pessoas discordem de mim, principalmente aquelas que acham que a cidade de Peruíbe é prejudicada "quando se fala mal dela".

Existe um cada vez maior distanciamento de uma certa parte da população peruibense, em relação aos grandes problemas da própria cidade. Se colocássemos várias pessoas dessa turma em algum bairro suburbano, eles se comportariam como se estivessem em uma terra estranha. Eles pouco - ou quase nunca - estiveram por lá antes, fazendo com que eles se sentissem deslocados e até mesmo com saudades dos bairros mais confortáveis em que residem.


Os bairros suburbanos são o espaço onde vive a maioria da população, morada da maior parte dos desempregados, dos munícipes prejudicados pelas enchentes e dos que ralarão por baixos salários de Domingo à Domingo durante a próxima temporada. Mas o grupo que eu estou aqui citando não se reconhece como parte da digamos assim, mesma cidade. A Peruíbe deles é outra, aquela que aparece nas propagandas.

 Esse pessoal que eu descrevi é em grande parte, o que se ofende quando alguém "fala mal de Peruíbe". Eles se irritam com a possibilidade de que certas informações desagradáveis sobre esta cidade sejam conhecidas pelos turistas. Onde é que já se viu, falar tanto de enchente? Tudo bem que elas se tornaram mais constantes, e já afetam áreas maiores do município, mas falar disso PODE PREJUDICAR O TURISMO !!! Assim não dá, assim não é possível !!!

Peruíbe não vai progredir COM AS PESSOAS DE FORA SENDO INFORMADAS DOS PROBLEMAS DAQUI ! Elas precisam acreditar que este é o paraíso perdido, pois só assim ( estou sendo irônico, para quem ainda não percebeu) teremos progresso.

Vejam o caso do PORTO BRASIL. Os forasteiros precisam acreditar que esse projeto fosse para frente, teríamos mais violência e prostituição. Tudo bem que a violência cresceu - sem o Porto Brasil - e a prostituição em Peruíbe já conta até com a presença de travestis no centro da cidade - não precisou do Porto Brasil para aparecerem - mas para quê o povo de fora precisa saber disso? O paraíso está salvo, peruibense pobre e sem ocupação reclama de barriga cheia, isso sim !

Eita, e a resposta para a pergunta? Ainda preciso responder para o que é evidente? Que não dá para promover progresso esperando que o resto do país e até do mundo se enganem quanto as nossas supostas qualidades? Que os visitantes novatos só saibam dos nossos problemas quando estiverem por aqui? É assim que se ajuda Peruíbe? 

Nenhum comentário: