segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1 DE AGOSTO DE 2011 : ENCHENTE PROVOCA O ISOLAMENTO DA CIDADE DE CERRO AZUL, NO PARANÁ


Chuvas afetam 120 mil pessoas no Paraná e deixam cidade isolada


As chuvas que atingem o Paraná desde sábado (30) já afetaram 120 mil pessoas, entre as quais 17 mil estão isoladas em Cerro Azul, a cerca de 100 km de Curitiba, desde o início da manhã desta segunda-feira. Segundo informações da Defesa Civil, todos os acessos à cidade estão interditados.

Uma ponte que liga Cerro Azul à cidade de Ulisses foi levada pela correnteza do rio Ribeira, que subiu cerca de quatro metros. A PR-092 também tem pontos bloqueados devido à queda de barreiras.

O rio Ponta Grossa, que corta a cidade, transbordou na madrugada de hoje. Pelo menos 70 famílias tiveram que ser removidas de suas casas e foram levadas para abrigos. O coordenador da Defesa Civil municipal José Nunes do Nascimento diz que a chuva também causou estragos em bairros nobres de Cerro Azul.

O grande volume de chuvas assustou os moradores da cidade. "Estou aqui há sete anos e isso nunca tinha ocorrido", diz o contador Paulo César Garcia, que trabalha na prefeitura.

OUTRAS CIDADES

Além de Cerro Azul, as chuvas já causaram prejuízos em pelo menos outras 17 cidades. Entre as 120 mil pessoas afetadas, 587 estão desabrigadas e 595 desalojadas, informou a Defesa Civil.

Algumas das cidades mais atingidas foram Almirante Tamandaré, Salto do Lontra, Itapejara do Oeste, Ponta Grossa e Pinhais, que fica na região metropolitana de Curitiba.

Em Itapejara do Oeste, no sudoeste do Estado, um vendaval causou queda de árvores e destelhou casas. As comunidades rurais foram as mais prejudicadas, segundo a Defesa Civil municipal. Pelo menos 25 aviários ficaram destelhados. A prefeitura faz um levantamento dos estragos.

A chuva também causou transtornos na região dos Campos Gerais. A Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem campi em quatro cidades do Estado, decidiu suspender as aulas até a manhã de terça-feira, devido a problemas no abastecimento de água.

PREVISÃO

A chuva deve continuar durante todo o dia de hoje, principalmente na região metropolitana de Curitiba e no leste do Estado, segundo o metereologista Paulo Barbieri, do Simepar. Amanhã, a chuva começa a diminuir no Paraná. A previsão é de sol a partir de quarta-feira (3).

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/

Nenhum comentário: