sexta-feira, 22 de julho de 2011

O ATENTADO TERRORISTA NA NORUEGA PODE MUDAR O RUMO HISTÓRICO DAQUELE PAÍS


Por volta das 15.30 horário norueguês, uma bomba explodiu na sede do governo norueguês, onde fica o escritório do primeiro ministro. O centro de Oslo está cercado e a polícia, o exército e os bombeiros estão nas ruas evacuando várias áreas do centro da cidade, onde há suspeita de 2 ou 3 outras bombas.


Já se diz que o dia de hoje é o dia mais importante da história da Noruega, depois da segunda guerra mundial.


Por enquanto 2 pessoas estão confirmadas mortas e muitas feridas. As 17.30 está marcada uma entrevista com o porta voz do governo.

A desinformação impera, numa sociedade homogênea acostumada ao fácil acesso a informacão. O acontecimento de hoje é sem duvida um divisor de aguas na historia da noruega, as vésperas das eleições locais que acontecem em setembro.


Para mais informacões para a imprensa brasileira, entre em contato com Leonardo +47 48 28 06 11.


O prédio do meu trabalho tremeu e ao ouvir o estrondo da explosão corri para a janela, onde vi uma enorme nuvem negra de fumaca e papéis voando pelo céu. Uma imagem assustadora.

Fonte: http://wordpress.pretonobranco.no/

 

Terrorist attack on Oslo






Sol Norueguês




Comentário: a era de uma Noruega "pacata e pacífica", que só atua militarmente em apoio aos EUA pode ter chegado ao fim. Os terroristas, sejam quais forem, criaram condições para a ascenção de uma nova potência militar européia e de expressão global. Os "vikings" não vão deixar isso barato. Quem estudou a história norueguesa do período da segunda guerra mundial, entenderá o que eu estou dizendo.

Contra a ocupação alemã e os colaboracionistas, liderados pelo traidor Vidkun Quisling, a resistência norueguesa foi simplesmente notável e heróica. Os noruegueses, em sua grande maioria, não aceitaram a pregação nazista de que também seriam "arianos da raça superior".

A Noruega e a Segunda Guerra Mundial


A declaração de neutralidade da Noruega pouco significado teve. A 9 de Abril de 1940, forças alemãs atacaram a Noruega. Após uma intensa luta com a duração de dois meses e apesar da ajuda militar concedida pelo Reino Unido e pela França, a Noruega não teve outra opção senão render-se. A Família Real, o Governo e alguns dos dirigentes do Ministério da Defesa e da administração pública partiram para o Reino Unido, juntamente com as tropas aliadas em retirada. Durante a guerra, o governo norueguês desempenhou as suas atividades no exílio.


O recurso mais importante que os noruegueses tinham para oferecer aos Aliados era a marinha mercante norueguesa. Era composta por mais de 1000 navios, agregandomais de 4 milhões de toneladas brutas. No Reino Unido, as unidades militares norueguesas foram estabelecidas novamente dentro de todos os serviços. Participaram nas campanhas navais no Atlântico, no combate que se seguiu à invasão da Europa continental em 1944 e no combate aéreo sobre o Reino Unido e o Continente Europeu. Já para o fim da guerra, os suecos permitiram que a Noruega criasse unidades militares na Suécia. Algumas destas forças participaram nas campanhas contra os inimigos alemães. Esta situação ocorreu depois de uma força soviética ter atacado e libertado uma pequena área da Noruega, na região noroeste de Finnmark, no extremo norte da Noruega. Na Noruega ocupada, a resistência civil crescia de ano para ano. Forças militares secretas também foram constituídas, sendo encaradas como uma ameaça pelos alemães.


A Noruega foi ocupada mesmo até os alemães capitularem em 1945. Quando a rendição ocorreu havia cerca de 400 000 tropas alemãs na Noruega, na altura com uma população de uns meros 4 milhões. A ocupação levou à exploração da economia norueguesa por parte dos alemães, tendo o reino de terror nazi incluído execuções e extermínio em massa, apesar de a uma escala um pouco inferior do que em outros países ocupados.

A Libertação


Já em 8 de Maio de 1945, tropas norueguesas do Movimento de Resistência começaram a conquistar posições ocupadas pelos nazis. Gradualmente, juntaram-se-lhes tropas aliadas e norueguesas provenientes do Reino Unido e da Suécia. A transição entre a ocupação e a presença das forças aliadas foi tranquila. O governo em exílio regressou do Reino Unido e, a 7 de Junho, o Rei Haakon entrou de navio no porto de Oslo, a bordo de uma embarcação britânica.


Os sobreviventes noruegueses começaram a surgir dos campos de concentração alemães. No fim da guerra, 92 000 noruegueses encontravam-se fora do país, 46 000 dos quais na Suécia. Para além dos ocupantes alemães, havia 141 000 cidadãos estrangeiros na Noruega, a maioria dos quais eram prisoneiros de guerra. Destes, 84 000 eram russos.


Durante a guerra, os alemães tinham dominado 40 por cento do PIB norueguês. Além disso, havia também os próprios estragos causados pela guerra. Na região de Finnmark foram consideráveis. Foram destruídas vastas zonas como resultado da política de «terra queimada» que os alemães empreederam durante a retirada. Foram destruídas outras povoações e cidades através de bombardeamento ou incêndio propositado.


Um total de 10 262 noruegueses perderam a vida durante a guerra ou enquanto estavam sob prisão. Cerca de 40 000 foram aprisionados.

Um comentário:

JULIO CESAR disse...

comunismo=fascismo=nazismo=racismo
comunismo=fascismo=nazismo=racismo