sexta-feira, 10 de junho de 2011

CINZAS DO VULCÃO CHILENO PUYEHUE ATINGEM A CIDADE DE BAGÉ / RS



Bagé registra precipitação de cinzas vulcânicas
Nuvem começa a se afastar do Rio Grande do Sul para o mar

Uma camada muito fina de cinza vulcânica, quase imperceptível, amanheceu depositada sobre os parabrisas de alguns veículos em Bagé, nesta sexta-feira. A nuvem que se deslocou do Chile, foi percebida por volta das 17h dessa quinta-feira, sobre o município e região Sudoeste do Estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, este é o primeiro registro de precipitação dessa natureza desde 1993.

Conforme o superintendente do Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer, Francisco Camejo, as operações estão suspensas pelo menos até o meio-dia. A suspensão foi determinada pela Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informou Camejo.

A MetSul Meteorologia informou nesta sexta-feira que as cinzas vulcânicas do complexo Puyehue-Cordón Caulle permanecem em suspensão na atmosfera do Rio Grande do Sul, mas ressaltou que as condições para navegação aérea são muito melhores dos que as registradas nessa quinta no fim da tarde, quando as empresas decidiram suspender suas operações no Estado. De acordo com a MetSul, a área de maior densidade de cinzas vulcânicas já se afastou para o mar, o que pode levar o setor aéreo brasileiro a gradualmente retomar seus voos no decorrer do dia.

A situação permanece mais complicada no Uruguai e na Argentina, onde a densidade da nuvem vulcânica também diminuiu nas últimas horas na região do Prata, entretanto, os aeroportos de Ezeiza (Buenos Aires) e Carrasco (Montevidéu) seguiam reportando presença de cinzas vulcânicas em seus boletins meteorológicos do final da madrugada desta sexta.



VULCÃO

Pelo segundo dia seguido, Buenos Aires (Argentina) amanheceu com o céu tomado pelas cinzas do vulcão. Os aeroportos de Ezeiza (na região metropolitana da capital) e Aeroparque (na região central) continuam fora de operação. Desde a madrugada de ontem todas as decolagens e partidas estão canceladas.

A previsão do serviço nacional de meteorologia é que a nuvem de cinza permaneça no céu de Buenos Aires à tarde, com uma melhora no tempo somente à noite.

Ontem (9) os aeroportos da capital argentina ficaram fechados durante todo o dia. Mais de 300 partidas e decolagens foram canceladas, afetando voos também no Brasil, Chile e Paraguai. O aeroporto de Montevidéu, que ficou fechado durante todo o dia de ontem, também está sem operar nesta sexta-feira.

As cinzas do Puyehue já havia afetado a região na última terça-feira. O vulcão, no sul do Chile, entrou em erupção no sábado, a maior desde 1960.

Quase uma semana depois, as autoridades chilenas mantêm o alerta vermelho para a ocorrência de novas erupções. O vulcão ainda segue ativo.

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile emitiu comunicado sobre a situação. "[O vulcão] segue registrando um sinal contínuo de tremor associado ao processo de desgasificação, com a saída de material até a superfície, o que é observado de forma permanente desde o início do processo eruptivo".

Ainda segundo o órgão, a "atividade sísmica mostrou um leve aumento", registrando ocorrências como tremores e leves explosões.

Fonte:
http://www.correiodopovo.com.br/




Comentário: mais um pouco, e as cinzas chegariam a SP, afetando seriamente o tráfego aéreo do estado mais populoso do Brasil. As consequências seriam espantosas. Pergunta que não quer calar: o que nos aguarda em 2012?





Nenhum comentário: