sábado, 18 de junho de 2011

BARRA DO TURVO PROSSEGUE COM A SUA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA



Chico Brito visita produtores de agricultura familiar


O prefeito Chico Brito esteve nesta sexta-feira, 10/6, em Barra do Turvo/SP (340 Km de Embu das Artes) para conhecer o trabalho dos agricultores familiares da região do Vale do Ribeira, que fornecem frutas e verduras para Embu, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele também apresentou os programas que recebem esses produtos como o Banco de Alimentos e o Programa de Segurança Alimentar.

O presidente da Cooperativa Família do Vale, José Justino Desidério Filho (Zezinho), resumiu o objetivo do encontro: “ele é importante para que os consumidores possam conhecer um pouco da realidade dos agricultores familiares”. E ressaltou: “Para nós, é fundamental receber quem consome nossos produtos”.

Emocionado em conhecer o trabalho dos cooperados, Chico Brito enfatizou a importância dessa parceria entre prefeitura e as cooperativas e que, com a visita, “nossa consciência cresce ainda mais”. O prefeito propôs que fosse organizada uma visita dos produtores à Embu das Artes para conhecer o Programa Banco de Alimentos e a forma de utilização dos produtos na merenda escolar além de falar um pouco sobre o trabalho que é desenvolvido no campo.

Na agricultura familiar, não são utilizados agrotóxicos no processo de cultivo o que garante produtos mais saudáveis à população. “Vocês fazem uma grande diferença na vida das pessoas, a medida que colaboram para a mudança dos hábitos alimentares através de produtos saudáveis que muitas vezes não são acessíveis a todos pelo alto preço”, disse Célia Balsi, diretora do Programa de Segurança Alimentar de Embu das Artes.

Além disso, dá oportunidade aos produtores rurais de se desenvolverem e disponibilizando produtos de qualidade como apontou Henrique Barbosa da Mota, secretário de Finanças da Cooperativa Família do Vale. “Fortalecer a agricultura familiar é melhorar a qualidade de vida do agricultor e do produto oferecido”. Ele ressaltou ainda que “o prefeito não precisava estar aqui porque poderia comprar alimentos de grandes fornecedores, mas ele está compromissado e apoia a agricultura familiar”.

Após as apresentações, o prefeito, juntamente com as secretárias de Educação, Rosimary Mendes de Matos, e de Assistência Social, Selma Fernandes, e parte da equipe técnica das duas secretarias, visitaram duas propriedades. A primeira, Chácara Bela Vista, começou a produzir em 2008 ainda em pouca quantidade. Tudo o que colhiam cabia no porta-malas de um carro. O negócio foi expandindo e hoje utilizam caminhão para entregar os alimentos. Na chácara, são produzidas, dentre outras coisas, abobrinha e berinjela, esta fornecida para Embu.

A segunda propriedade, Sítio Jardim das Flores, começou em um lote de 12 X 40 m como forma de terapia para a auxiliar de enfermagem, Eliana Pereira Soares, mas “depois vi que estava dando um dinheirinho e gostamos de plantar, aí resolvemos expandir”, contou. O lote foi vendido para aquisição de um terreno de 35 mil m² com um rio no fundo, o que ajuda na irrigação da lavoura.

Tudo no sítio foi pensado para aproveitar ao máximo a terra. O adubo é de compostagem, sendo uma parte dela é produzida no próprio local, utilizando restos de verduras. Para diversificar a produção, além de verduras e legumes, começaram a plantar frutas. Atualmente, são 50 pés frutíferos.

“Até meu marido passou a comer mais verdura e legumes depois que começamos a plantar, mudando seu hábito alimentar”, contou Eliana Pereira.

Fonte: http://www.embu.sp.gov.br/

Comentário: para quem não entendeu, Chico Brito é o prefeito da cidade de Embu, que foi visitar Barra do Turvo, município que já teve o menor IDH do Estado de São Paulo. Desde de a década passada, Barra do Turvo está reduzindo a miséria mais sinistra que a caracterizava, com programas governamentais e principalmente graças a revolução agrícola que lá ocorre.

Agricultura familiar, Agrofloresta e criação de búfalos estão transformando um lugarejo até recentemente ínfimo, lhe dando uma crescente importância regional. Notável o que uma estratégia de desenvolvimento para longo prazo+uma comunidade motivada são capazes de fazer.


Textos recomendados:

http://peruibenastrevas.blogspot.com/2010/09/lucro-com-leite-de-bufala-em-barra-do.html

http://peruibenastrevas.blogspot.com/2010/04/campanha-producao-de-leite-de-bufala-em.html

http://peruibenastrevas.blogspot.com/2009/12/peruibe-e-agrofloresta.html

Nenhum comentário: