quinta-feira, 10 de março de 2011

MAIS DE VOCÊ EM VOCÊ MESMO




Quem já assistiu aos antigos comerciais do cursinho ETAPA nos anos oitenta, sabe o que é um comercial com força motivacional. São imagens para levantar a moral, que tinham como objetivo motivar o estudante, fazendo não apenas que ele acreditasse que aquele cursinho o prepararia para o vestibular, como tivesse certeza do seu próprio potencial, o fazendo superar seus próprios limites.







Recado para aquele peruibense desiludido com seu futuro nesta cidade: busque por MAIS DE VOCÊ EM VOCÊ MESMO. Por favor, ESQUEÇA DA POLÍTICA COMO MEIO PARA SOLUCIONAR OS SEUS PROBLEMAS ECONÔMICOS. Existem outras possibilidades para sair da situação em que está, agora que a temporada de verão acabou.


Claro que para os peruibenses que cresceram numa cidade onde a prefeitura tem algo próximo do monopólio empregatício, pedir para que se busque ganhar a vida de modo independente ( do poder político local ) parece ser ilógico. E não é o blogueiro mesmo que afirma que Peruíbe é carente de empregos? Como resolver o meu drama, sem procurar a solução lá?



O fato é que nos dias atuais, vários trabalhadores perderão seus empregos ou já os perderam. Peruíbe retorna a um um período de baixa atividade econômica, na qual a força laborativa sofre mais com o desemprego e desvalorização salarial. Em poucos meses, vai ter gente vendendo a TV para pagar as contas mais urgentes, com saudades do último verão e tendo de se arrastar para o próximo.


Se o internauta que lê este texto acredita que a solução está em se encaixar em um grupo político oposicionista, com a promessa de ter uma boquinha como comissionado municipal em um futuro próximo, por favor, abandone essa ilusão. Isso pode te livrar dos trabalhos temporários nas temporadas, mas não tornará sua vida melhor, pois lhe exigirá conformidade com a força política que dominará o Paço municipal. Lá dentro, só os funcionários CONCURSADOS podem se sentir livres de exigências servilistas. Busque por outro caminho menos inóspito e inseguro. Troque os "favores" de algum famoso personagem graúdo por uma existência em que não tenha que se humilhar para os poderosos locais. Entenda que uma independência econômica lhe trará irremediavelmente uma independência política, que eu afirmo ser possível de se alcançar.




Concursos públicos para instituições federais e estaduais são um bom caminho na busca de se independizar da influência extrema do núcleo duro do poder municipal. Claro que o peruibense que escolher seguir por esse caminho enfrentará grandes desafios, mas essa será uma ETAPA que, uma vez superada, permitirá ao vitorioso não temer mais uma prefeitura que, por não sustentá-lo, estará com menos condições de o influenciar para fins eleitorais.

Nenhum comentário: