domingo, 10 de outubro de 2010

BASTA QUERER LUTAR PARA SE TER UMA PERUÍBE MELHOR




Creio que muitos que visitam este blog querem uma Peruíbe melhor. Pois eu digo que para isso basta querer lutar.



Quando aqui falo de Peruíbe, um dos assuntos mais freqüentes é se nesta realidade em que vivemos existe de fato a “democracia”. Teoricamente ela existe, já que este município faz parte de um organismo chamado Brasil, onde o respeito à liberdade de opinião está garantido na constituição de 1988. Oficialmente Peruíbe não é o latifúndio de um partido ou simples domínio de uma família de coronéis, mas um território onde as pessoas possuem o direito de se manifestarem livremente. A lei nos dá esse direito.



Contudo, existe o problema de termos como a mais poderosa empresa do município a própria prefeitura, que por motivos evidentes possui uma grande influência, pois emprega muita gente, lhes pagando salários difícieis de serem ganhos em outras atividades nesta cidade, e que costuma exigir dos seus funcionários menos privilegiados o aplauso e uma fidelidade incondicional....é nessa parte que a democracia tem os seus problemas.


Claro que alguém pode dizer, com toda a razão, que lá em São Paulo a prefeitura é proporcionalmente ainda maior, gigantesca, com as suas repartições empregando vários milhares de pessoas, e gastando - isso conta muito em qualquer cidade - fortunas com os seus fornecedores. Mas lá existe um equilíbrio, baseado em um maior leque de oportunidades. Empresas não faltam, instituições públicas são muito fortes, a influência do governo municipal acaba sendo menor. Os paulistanos desconhecem a sorte que tem.


Peruíbe tem como principal investidor, patrão e proprietário um paço municipal que a alguns meses atrás avisou que não podia continuar dando trabalho a umas setenta pessoas do setor de limpeza, e que depois mandou embora outras dezenas na área da saúde, por problemas no orçamento, os quais poderiam ter sido evitados sem certas estravagâncias, tipo o rodeio. A solução para as contas no vermelho - parar com espetáculos inúteis nem pensar - foi o de reduzir a folha de pagamentos, deixando que os demitidos se virassem por conta própria. O "socialismo" por aqui é isso. Se virem !!!


Considero que os desempregados de hoje, precisam dar uma banana para a idéia de que lá na prefeitura está a solução para os seus dramas econômicos. Esqueçam disso. Quem entra lá sem concurso público - e enquanto não se efetivar, melhor citar isso - serve apenas como massa de manobra, embora eu não esteja falando de uma certa minoria privilegiada.


A luta para se ter uma Peruíbe melhor, por incrível que possa parecer, envolve o esforço de cada peruibense sem trabalho, em dar as costas para qualquer dependência econômica do governo municipal. É preciso que cada um busque autonomia no trabalho, para que essa se converta em autonomia partidária. É um esforço difícil, mas é possível.


Todo aquele que conseguir isso não terá mais que aplaudir e elogiar pessoas de uma próspera casta local, que no seu íntimo ele mesmo desaprova. Eventos em que nossos governantes são ovacionados estão lotados de descontentes, os quais precisam garantir o pão de cada dia e portanto os frequentam.

Nenhum comentário: