segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um peruibense em uma entrevista de emprego no COMPRE BEM



Nesta segunda teve entrevista de emprego lá no supermercado COMPRE BEM do centro. Já se sabe que essa filial será transformada em uma loja do EXTRA, e estão contratando funcionários para a próxima temporada. Durante dias, botaram um cavalete na entrada, para informar sobre o plano de contratações, dia, horário e documentação exigida.


Pois bem, o que aconteceu lá - nem vi, pois estava trabalhando - foi narrado no TWITTER por um munícipe que não ficou nada satisfeito com o que viu, chamado Guilherme sena. Não acho que esse relato deva se restringir aquele site. Melhor torná-lo mais conhecido aqui, pois considero o que ele narrou como honesto e crível, já que tive o desprazer em passar por situações parecidas nesta cidade.


Começarei pela primeira "twitada" dele, que foi para a prefeita, até a última que ele enviou para ela:


"@milenabargieri milena hoje vi e sofri uma situaçao q nunca vi imaginar em peruibe, hoje teve entrevista de emprego no compre bem "



"@milenabargieri foi mais de 1,500 pessoas #Desempregadas e eu era um delas e nao e ficamos mais de 1:00 hora na fila tem onibus q troce"



"@milenabargieri muita gente só no setor do vila erminda, e assim chegou um cara la e começou a contar, quando chegou nos duzentos"



"@milenabargieri ele mando todos irem embora, agora imagina 1,300 pessoas indo embora revoltados, nossa cidade esta sofrendo"


"@milenabargieri muitas pessoas desempregadas, vc precisa dar um jeito estamos sofrendo. Ass: Populaçao"


O perfil no TWITTER dele:


http://twitter.com/GuigoSena



Guilherme, entendo a sua revolta, mas não adianta reclamar lá no Twitter da prefeita. A questão é mais complicada do que você imagina. O problema do desemprego em Peruíbe é estrutural, e a solução não virá apenas com um esforço da administração municipal.


Dando um desconto para a Milena (não sou tão radical quanto eu pareço), o desemprego crônico não é algo que ela está em condições de resolver por si mesma. Em uma postagem anterior, falei sobre o quanto seria bom para a cidade a construção de uma MARINA, para atrair turistas ricos, com os seus veleiros e iates. Claro que isso geraria emprego.


Mas não basta vontade de quem governa. Imagina a oposição do IBAMA - com um monte de exigências - e de ongueiros, os quais iriam reclamar, reclamar e RECLAMAR. Já vi esse filme.


E para o supermercado aqui citado, mais de mil pessoas em uma fila para emprego é ótimo. Pegaram uns duzentos para fazer uma seleção final, e com um número menor terão um grupo de funcionários leais, gente disposta a varar as madrugadas para manter um atendimento 24 horas para os clientes. Quanto mais desesperado o sujeito que quer trabalhar lá, melhor (os mais desesperados chegaram mais cedo). É uma lógica cruel, favorecida pela paupérrima economia local, mascarada por falsas aparências.


Um visitante que chega pela primeira vez aqui, pode se deslumbrar com as belas casas - em bairros como o Oásis e Jardim Imperador existem mansões impressionantes - e achar que vivemos em uma terra próspera, mas os fatos demonstram o quanto essa idéia é equivocada. A paisagem urbana dos bairros praianos e centrais pode ser agradável, mas ela esconde um grave problema social, visível em mais uma enorme fila de pessoas que só querem TRABALHO E RENDA.

Um comentário:

Daniel Darth Maul disse...

é emprego em Peruibe ta Virando ficção, mais facil fazer como eu ir para outra cidade trabalhar!!!