sábado, 4 de setembro de 2010

Sete Barras dá o exemplo e continua combatendo a Dengue / setembro de 2010





Mesmo no inverno, época em que os meios de comunicação param de abordar a importância de se combater o mosquito da Dengue, a Secretaria de Saúde do município de Sete Barras continua a conscientizar a população sobre os perigos da doença.



No final do mês de julho foi realizado um bloqueio de controle de criadouros do mosquito aedes aegypti no bairro Itopamirim de Baixo. A ação teve com objetivo eliminar todos os criadouros que poderiam conter a larva do pernilongo, que traziam riscos para os moradores.


O trabalho contou com instruções aos moradores, coletas de larvas para pesquisa em laboratório, eliminação de todos os criadouros e controle com larvicida (veneno especial que mata as larvas do pernilongo). No mesmo mês, a Vigilância Sanitária, Agentes de Saúde e a equipe da Sucen, visitaram casas em vários quarteirões da cidade, intensificado o combate a dengue. Durante as visitas os moradores receberam orientações, os agentes localizaram e removeram possíveis criadouros e fizeram aplicação de larvicida.


“O trabalho de combate à Dengue é muito importante a cada dia e necessita da colaboração de toda a população, pois estamos em tempos de alerta e pedimos a todos que deixem seus quintais livres de qualquer criadouro que possa juntar água limpa e parada”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Wagner Muniz Ribeiro.


O mosquito deve ser combatido durante todo o ano, pois a larva do aedes aegypti consegue sobreviver em condições adversas por até um ano. Ou seja, mesmo que o recipiente esteja seco, se a fêmea depositou uma larva no local, o mosquito nascerá quando entrar em contato com água novamente


Fonte: http://camiloaparecido.blog.terra.com.br/

 
Comentário: meus parabéns a prefeitura de Sete Barras, cuja administração se dedica seriamente a PREVENIR. Foi algo que a ADMINISTRAÇÃO MILENA não fez aqui. O combate a doença aqui foi um desastre, o serviço de saúde ficou a beira do colapso, simplesmente lotado, e eu tive um drama familiar, a minha irmã com Dengue hemorrágica. Acabou bem MAS PODERIA TER SIDO PIOR. Temo que tanta incompetência pode se repetir.
 
Este inverno é absolutamente incomum. Temos tido dias quentes e, como que repentinamente, DIAS E NOITES MUITO FRIAS. Claro, baixas temperaturas as quais ajudaram a combater o mosquito, o qual PARECE TER DESAPARECIDO, junto com a DENGUE. O general inverno venceu o insetor transmissor e a temida doença. O problema é ATÉ QUANDO FICARÁ ASSIM.
 
Repetindo:  "O mosquito deve ser combatido durante todo o ano, pois a larva do aedes aegypti consegue sobreviver em condições adversas por até um ano. Ou seja, mesmo que o recipiente esteja seco, se a fêmea depositou uma larva no local, o mosquito nascerá quando entrar em contato com água novamente."
 
Todos sabemos de como a prefeitura foi incapaz em prevenir a epidemia. Focos do mosquito em casas de veraneio fechadas eram uma realidade que não mereceu a atenção adequada. E se um trabalho exemplar como o feito em Sete Barras não for iniciado, viveremos aquele caos de novo, PODENDO SER ATÉ PIOR. Como munícipe, me sinto responsável em alertar, JÁ QUE NENHUMA PORCARIA DE JORNAL LOCAL FAZ ISSO. Sobrou para o blogueiro.

Mas avisar não me custa nada, pois eu me importo com esta cidade. E que é patético a valeribeirense Sete Barras dar lições para a "mais desenvolvida" Peruíbe, que se acha mais só por essa participação forçada na Baixada Santista, isso é.

Nenhum comentário: