quinta-feira, 30 de setembro de 2010

FRAUDE NO CIRETRAN DE PERUÍBE / SETEMBRO DE 2010





SP - Fraude em Peruíbe tirava pontos de carteiras de motorista




Delegado, funcionária e despachantes são alvos de operação do DETRAN; além de limpar os pontos, grupo cancelava multas



Mais uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) foi alvo de uma operação deflagrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Desta vez, a operação flagrou a unidade de Peruíbe (SP) como centro de um esquema criminoso de transferência de pontos e anulação de multas que contaria com a participação de policiais, funcionários da Ciretran e despachantes.


Por enquanto, os homens do DETRAN e o promotor Cássio Conserino, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), conseguiram encontrar provas contra cerca de 400 motoristas que pagaram para retirar pontos de suas carteiras.


Todos devem responder a processo por corrupção passiva.


O DETRAN descobriu que uma funcionária da Ciretran era uma das principais "hospedeiras" de pontos no Estado. Hospedeiros são pagos para assumir infrações de outras pessoas. "Nosso setor de inteligência verificou no sistema que ela tinha 10 mil pontos na carteira", afirmou o delegado Carlos José Paschoal de Toledo, diretor do DETRAN.


Quando o esquema foi detectado, em maio, o delegado responsável pela Ciretran, Bruno Jacinto de Almeida Junior, foi afastado. Mas as fraudes continuaram. Os investigadores continuaram vigiando a funcionária Cláudia Maria Gavazzi.


Até que ontem de manhã, com ordem judicial, a força-tarefa do DETRAN, Gaeco e da Corregedoria da Polícia Civil fez buscas na Ciretran e nas casas dos delegado e da funcionária. Pelo que foi apurado até agora, Cláudia usaria a senha do delegado para transferir pontos para sua CNH e anular multas - sabe-se até agora que R$ 115 mil em multas foram canceladas dessa forma.


Cláudia e o delegado negam as fraudes. Nas buscas na casa do delegado, foram encontradas escrituras de imóveis comprados e registrados em nome do delegado e de sua mulher no período em que supostamente as fraudes ocorreram - 2009 e 2010.


Para os investigadores, a compra dos imóveis pode ser o modo de lavar o dinheiro do esquema. A força-tarefa também apura a inserção de dado falso no sistema do DETRAN, crime punido com pena de 2 a 12 anos de prisão, falsificação de documento público e uma possível formação de quadrilha.


Fonte: http://www.estadao.com.br/



4 comentários:

Anônimo disse...

marcio frança participa da inauguração de asfalto em peruibe, lelo da perefeitura tem as fotos do boneco do marcio francia presente na inauguração
AQUI TUDO PODE E O POVO SE PHODE

SM Martins disse...

Ninguém pode dizer que Peruibe é uma cidade esquecida...Ao contrário ultimamente anda estampando as materias dos principais jornais(claro não da cidade).De qualquer forma estou muito tensa pois ainda tem dois anos de mandato da nossa querida administração...Medo do que vem por ai.

Bom lembrar que existe a corrupção porque existe o corrompido.

Anônimo disse...

Pois é, Antigamente se a gente falasse:-Sou amigo do delegado(fulano),ou do policial(beltrano), nossa moral subia, e todos cochichavam(olha,ele é amigo do DOUTOS DELEGADO)
Hoje, se somos amigos dos FULANOS E BELTRANOS, periga de sermos apontados como CUMPLICES.
Acho que ta na hora de tratarmos os que ELES chamam de meliantes, com mais carinho né?
SOCORRO !!! CHAMEM O LADRÃO !!!

Anônimo disse...

Cidades como Peruibe, existem aos montes !

Povo como o de Peruibe, existem aos montes !

Ladrões como os de Peruibe, existem aos montes !

Corruptos como os de Peruibe, existem aos montes !

Políticos como os de Peruibe, existem aos montes !

Duro é ver que Peruibe concentra tudo isso, aos montes !

Sempre insisti que a ´informalidade´ e a proximidade com as facilidades que Peruibe proporciona, corrompem e tornam todas as mazelas do dia a dia, algo ´comum demais´...

Cuidado com Peruibe, terra de ladrões, aproveitadores e mentirosos ! Lugar difícil de se ter boas amizades e, mais ainda, muito fácil para se ter péssimas amizades !!!