terça-feira, 10 de agosto de 2010

Um peruibense passando férias em Peruíbe

 



No dia 5 de agosto, começaram as minhas esperadas férias. No dia anterior encarei uma baixa temperatura na cidade valeribeirense em que trabalho, até debatendo com alguns colegas o ridículo de se dizer "que não existe mais inverno". Usava dois agasalhos de lã e o inverno se fazia bem severo naquela tarde. Esse aquecimento global é uma meia verdade, que o digam os 8ºC que Peruíbe experimentou na primeira madrugada desse meu período de descanso. E a noite mais fria ainda não chegou.


Não irei viajar, pois os meus ganhos não permitem esse "luxo", sou apenas um servidor público celetista de prefeitura valeribeirense - para os que não sabem, não trabalho em Peruíbe - que tem de encarar a Intersul para garantir o pão de cada dia. Felizmente já estou a anos longe da época em era apenas mais um dos ociosos forçados deste município e portanto não me arrependo da minha escolha.


Acho incrível a falta de visão de muitos, obcecados com a idéia de que precisam trabalhar aqui para viver, custe o que custe. Dizem que é um "direito deles", principalmente quando se trata de vaga de emprego na prefeitura. Está aí um "direito" do qual eu desencanei faz tempo, depois que vi que uns possuem mais direitos do que os outros. Esse negócio de se tornar "amigo" de algum vereador - gente com esse cargo costuma ter multidões de "amigos" - para, vocês sabem, conseguir um espaço lá dentro, não é a minha praia, e eu não recomendo tal prática, pois sujeita o indivíduo as mais diversas humilhações.


Seria justo que se colocassem na entrada de todas as nossas repartições públicas municipais placas com os seguintes dizeres: " Ó vós que entrais no reino, abandonai toda a esperança ". É um verso do poema A DIVINA COMÉDIA, lido por Dante antes de entrar em um túnel que o levará para dentro dos nove círculos infernais. Trata-se de um verso que ele viu bem na entrada, como um aviso aos desinformados, para não se espantarem com tanta maldade e se conformarem com ela. Um aviso para os condenados aos castigos infernais, que deveria ser usado nesta terra das falsas aparências, já que a ignorância gera sofrimento. É correto se evitar ambientes psicologicamente insalubres, algo que os que lá batem cartão devem refletir, pois o que se paga não vale o sacrifício. A opressão sofrida não é compensada.


Bem, vou aproveitando estas férias, cuidando de algumas reformas na minha casa, me dedicando a algumas leituras - livros do filósofo Huberto Rohden - música da Enya e Clannad, postar neste blog e outras coisas. Ah, sim, aguardo pela NOITE MAIS FRIA DO ANO.



Faz tempo que eu não visito o Costão. Vou aproveitar a oportunidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente amigo, não é só Peruíbe que está assim! Nós cidadãos de bem, sofremos com a impunidade e a cegueira dos políticos, que só enxergam o que lhes interessam.