sábado, 17 de julho de 2010

A LITUCERA pediu silêncio aos desempregados? / julho de 2010


Empresa de coleta de lixo em Peruíbe faz chantagem em troca de emprego, afirmam trabalhadores

De A Tribuna On-line

Com informações da TV Tribuna
Os funcionários responsáveis pela coleta de lixo em Peruíbe, que foram demitidos nesta segunda-feira da empresa Litucera Limpeza e Engenharia, tinham acertado realizar um protesto contra as demissões na sessão da Câmara, realizada nesta quarta-feira. No entanto, ameaças por parte de alguns empregados teriam cancelado a manifestação.

De acordo com um trabalhador que não quis ser identificado, eram esperadas no evento mais de 70 pessoas. Funcionários estariam reprimindo os empregados demitidos e os ameaçando para que não comparecessem ao protesto, sob risco de não serem contratados novamente. Isso porque, na segunda-feira, a Litucera informou que as demissões não eram definitivas.
Um outro funcionário conta como foi abordado. "Durante a sessão, me chamaram de canto e questionaram se isso é justo. Pediram para não ficar fazendo muito agito porque uns vão ser prejudicados e a firma não vai recontratar ninguém. Vai contratar outros e deixar a gente de fora”, conta. 

"Um fiscal da firma ligou avisando que se a gente estivesse aparecendo em algum jornal nesses dias, não iria ser recontratado pela firma. De 70 pessoas não apareceram nem dez, com medo das ameaças do fiscal. Acho uma injustiça porque quem precisa trabalhar está sofrendo”, contou um outro funcionário da terceirizada.

Na Câmara, a demissão de 70 funcionários de uma só vez repercutiu principalmente entre os vereadores da oposição, que aproveitaram o tempo que tinham na tribuna para tocar no assunto. Entre os da situação, outros comentários.

"Eu tive a oportunidade de falar com a prefeita Milena (Bargieri), embora não tenha sido a Prefeitura que demitiu estes funcionários, mas eu sei da dor que eles estão sentindo e do problema que eles vão passar se isto não for resolvido. Acredito que nós temos que ter bastante responsabilidade nessa hora e não fazer apenas politicagem”, afirmou o vereador Nilsão, do PSB.

Segundo o vereador José Pedro de Oliveira (PSB), “o Município está fazendo uma readequação financeira, mas está honrando com todos os compromissos. Todas as empresas estão categoricamente recebendo tudo que foi acordado”.

Demissões

Uma crise financeira teria motivado o desligamento dos funcionários. De acordo com a Prefeitura de Peruíbe, para não fechar o ano no vermelho, o órgão começou a fazer um ajuste financeiro e para a empresa responsável pela coleta de lixo o repasse foi cortado pela metade, passando de R$ 600 mil para R$ 300 mil mensais. 

A reportagem entrou em contato com um dos sócios da empresa contratada pela Prefeitura, que disse que desconhece qualquer ameaça contra os funcionários demitidos. O chefe de gabinete da Prefeitura também afirmou não ter conhecimento do assunto.

Disse ainda que o corte com a empresa encarregada da limpeza urbana permanecerá até uma solução para os problemas nas finanças da Prefeitura e que as verbas municipais são aplicadas em áreas prioritárias, como a Saúde.

Fonte: A Tribuna

A Litucera mandou ou não mandou que alguns de seus funcionários - aqueles que AINDA trabalham -  intimidassem os desempregados?  Não sei, não sei ... esta cidade possui tantos mistérios, assuntos que raramente são citados na nossa mídia - quando são citados por ela.

Prestemos atenção ao que disse um dos demitidos: "Durante a sessão, me chamaram de canto e questionaram se isso é justo. Pediram para não ficar fazendo muito agito porque uns vão ser prejudicados e a firma não vai recontratar ninguém. Vai contratar outros e deixar a gente de fora.”

Puxa, isso me lembra a forma como a prefeitura costuma lidar com os seus comissionados. Para se manter empregado lá, o pobre contratado costuma "se obrigar" a aceitar absurdos, como ser "voluntário" no plantio de mudas de Manacá, assistir a inaugurações de obras públicas do município, trabalhar de graça no Festival de Inverno e por aí vai. Se não aceita "andar na linha", ganha um pontapé e vai pra rua, simples assim.

Bem, o que esperar de uma cidade que possui um mercado de trabalho tão carente? Sem perspectivas, é comum muitos peruibenses serem humilhados por gente do tipo que é capaz de pisar no pescoço da mãe para ter mais poder. Se a Litucera escolheu chantagear para calar críticos que pertencem ao proletariado local, os quais poderiam lhe piorar a imagem, ela demonstra que aprendeu a lição de casa, que sabe como manipular a massa desprotegida de Peruíbe.

Nenhum comentário: