terça-feira, 15 de junho de 2010

Moura Melo é o meu pastor


Tenho um amigo que vai prestar um concurso público pela Moura Melo, famosa empresa de concursos. Ele vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Mongaguá. Pois é, aquela pequena cidade entre Itanhaém e Praia Grande, que para muitos é apenas um local de passagem de um ponto do litoral paulista para outro.

Lembro quando era criança, e só conhecia tal lugar por causa das minhas viagens de São Paulo até Peruibe. Tinha interesse em visitar a plataforma de pesca, hoje uma decadente construção malufista, um grande hotel que fica encostado em um morro, próximo ao famoso poço das Antas....e é só. Mongaguá pouco significava para mim, mas pode significar muito para o meu amigo.

Pouco interessa que se trate de um município com pouca ou nenhuma importância. O que importa é que ele encontre lá uma solução para certos problemas, os quais não consegue resolver aqui. É comum os peruibenses desenvolverem apegos a nossa cidade, sentimentos que podem ter resultados trágicos.

Conheço gente que sofre por "não bater cartão" lá no paço municipal, que não se conforma de estar fora daquele meio. Estar lá dentro, na condição de funcionário, mesmo que comissionado, parece vital. Experimentei isso e não é bom e felizmente descobri que é possível ganhar o sustento em outros lugares, digamos assim, mais saudáveis.

Não é só uma questão de se ter o mínimo para pagar as contas, mas de possuir uma margem de livre arbítrio, inexistente para o servidor municipal peruibense na atualidade, o qual costuma vigiar a si mesmo na rua, para evitar comentários críticos ao grupo dirigente e portanto, inaceitáveis.

Uso os decrépitos veículos da Intersul, de segunda a sexta, para ir até o meu local de trabalho, por uma estrada que margeia bananais e não me arrependo. O fato é que eu estou livre para não temer represálias de tipos que só faltam babar por mais poder. Aliás, agradeço a Moura Melo por isso, pois foi um concurso dela que me proporcionou essa liberdade.

Moura Melo é meu pastor, nada me faltará.

2 comentários:

Daniel Darth Maul disse...

moura melo é meu pastor também, passei em doios concursos dela. mas não fui chamada em nenhum!!!!

Anônimo disse...

há alguns anos atras o atual prefeito GB fez um concurso com essa empresa - MERÁ COINCIEDENCIA OS PRIMEIROS COLOCADOS SÃO AMIGOS E HOJE TEM PORTARIAS NA PREFEITURA -
A FICÇÃO IMITA A VIDA