segunda-feira, 19 de abril de 2010

O VULCÃO KATLA E O FUTURO / ABRIL DE 2010



A imagem acima não é de uma explosão atomica. Trata-se do Katla, o irmão mais robusto do Eyjafjallajokull, em uma erupção em 1918. É até bom que tenha um nome mais fácil, pois é ele que se tornará um protagonista da história. O outro é apenas um coadjuvante, do tipo que serve de escada para o ator principal em filme, nesse caso, um filme estilo O DIA DEPOIS DE AMANHÃ. Vamos aos fatos.

Sempre quando o Eyjafjallajokull ( a pronuncia é Eia fiatlai ohut ) despertou, o outro entrou em ação depois. Suas erupções ocorreram em 920, 1612, 1821-1823 e agora em 2010, sendo todas elas precursoras da atividade do vizinho vulcão Katla, que de acordo com os geólogos (gente muito otimista), pode levar de um a dois anos para entrar em erupção. E se Eyjafjallajokull é um anão, Katla é um gigante, dotado de uma cratera com um diâmetro de 10Km e escondido debaixo da calota da geleira Mýrdalsjokull.

Um gigante que pode até alterar o clima planetário, gerando um RESFRIAMENTO GLOBAL, ao contrário do Eyjafjallajokull, que de acordo com os cientistas precisaria jogar cinzas na atmosfera durante dois anos - é o anão da dupla - para diminuir "apenas" a temperatura do continente europeu. Quanto a esse resfriamento, seja só europeu ou mundial, ele ocorreria dessa forma: um vulcão libera grande quantidade de cinzas vulcânicas e dióxido de enxofre, que são transportados para a estratosfera, camada da atmosfera acima da troposfera, a mais próxima da superfície, onde formam nuvens que podem refletir parte da radiação solar que chega ao nosso planeta de volta para o espaço.

Menos radiação solar na superfície terrestre = esfriamento global. Simples assim, considerando a possibilidade - nada remota - de uma grande erupção do Katla. E o "irmão menor" já provoca prejuízos de 200 milhões de dólares por dia na Europa, por causa da interrupção no transporte aéreo. Nem o Osama Bin Laden faria pior, ou melhor, de acordo com diferentes pontos de vista.

Vou encerrar citando algumas palavras do site de notícias
Pravda, que trata dessa questão de forma bem sensata, sem malabarismos:

"Então o que acontece quando rebentar o Katla?
Na noite de quarta-feira, se deita. Acorda-se na manhã de quinta-feira e se encontra num mundo diferente."


Nenhum comentário: