quinta-feira, 8 de abril de 2010

Peruíbe outonal / abril de 2010



Nestes últimos dias, o céu azul dos postais turísticos deu lugar a nuvens grossas, chuva e vento frio. Felizmente, já estão longe aqueles dias terríveis caracterizados por um sol de deserto africano, capaz de derreter o asfalto. As ruas estão com menos gente durante à noite, não apenas por causa da menor temperatura,  mas também porque a chuva afugenta o peruibense típico que detesta sair com guarda-chuva, e que não tem carro. Ciclistas precavidos saem com capas de chuva, mas são uma minoria nas ciclovias ultimamente encharcadas.

 O outono em Peruíbe, se prosseguir com esse rigor (caso não ocorra veranico em maio), se tornará a estação onde certos gastos serão urgentes, algo problemático para bolsos vazios neste longo período entre as temporadas de verão. A compra de agasalhos e cobertores será um drama para muitos, necessitados de proteção frente ao provável frio úmido no inverno, o qual entrará pelas frestas das janelas. Predominará o uso de jaquetas, moletons e roupas de lã já gastas, e o desconforto de se levantar da cama nas manhãs...mas aqui eu estou me adiantando, falando de um futuro próximo, que já preocupa. Voltemos ao tema do tópico.

Estou considerando este outono em Peruíbe agradável - só não é MUITO AGRADÁVEL por causa dos alagamentos - pois o calor já não é tão intenso, a manhã e o entardecer são mais fresquinhos, e a noite está sendo ótima para o sono. Me resta torcer para que não venham muitas chuvas, e principalmente daquelas bem severas.

E é preciso agradecer ao fato de que, ao contrário do Rio de Janeiro, não temos favelas em morros. 

Um comentário:

Anônimo disse...

AGRADECER A BARBIERITADURA E AO NELSOMISSÃO