domingo, 25 de abril de 2010

o que é Administrar uma vida?


Decidi colocar neste blog, a visão do que é administrar, liderar, gerenciar. Eu, que estudo e tento a cada dia transformar o conhecimento em prática, tive uma lição de que nem todos sabem o real poder da palavra administração, e dessa voltada à área da saúde.

Começo pelo conceito de Stoner (1999, p.4):

"A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos."

Ainda posso citar mais um conceito:

[...] a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela 
organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento,
organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e
em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais
adequada à situação. (CHIAVENATO, 1997, p.12).

Então, depois de citados dois conceitos sobre o que é administrar, eu me pergunto o que as pessoas fazem quando são postas em cargos administrativos? Apenas se cercam de assessores, secretários, auxiliares, ou os populares "chupins", para conseguir demonstrar que administram? O poder de controlar uma administração está muito mais além do que uma mesa, uma cadeira, um celular, um nome pode te dar. A capacidade que cada um pode demostrar é posta a cada dia em prova. Então, a informação, os livros são ferramentas para você que assim como eu tenta aprender o poder de ser um administrador.

Episódio lastimável vi na Administração da Saúde Pública de Peruíbe, minha querida e adorada terrinha, que meu saudoso pai insistiu por amor fazer o refugio para minha criação (saudades do interior!).

Nessa semana, mais uma vez nossa família foi vítima da calamidade pública da vez: a DENGUE.

Bem, esse termo foi usado pela médica...e achei bonitinho...calamidade pública...legal! Pensei...será que o tratamento pra uma calamidade pública é diferente? Resposta: NÂOOO!

Calamidade acho que apenas foi posta porque já foi abordada pela imprensa após um óbito. Você então pensa, que depois de um resultado desse o tratamento seria diferente, a postura de nosso serviço de saúde também seria diferente. Mas enganou-se quem apostou que sim, a resposta é a mesma...

Admitir que os recursos são escassos, que o objetivo não será alcançado muitas vezes é uma postura digna que a nossa administração deveria ter. 

Nessa semana, eu lutei pelos meus direitos...afinal, impostos são pagos e os investimentos devem existir. Minha prima foi uma vítima do caos que mais uma vez é a nossa primária saúde local. Tratada no princípio com descaso só foi vista como caso grave após uma sequência de exames, aonde seu nível de plaquetas era baixíssimo e não havia melhora. Mesmo assim, a resistência em diagnosticar como dengue hemorrágica e a transferi-la para um hospital eram evidentes. Acho que se não tívessemos corrido, cobrado, ficado atrás, hoje Carol seria mais um descaso da dengue.

Eu me pergunto, aonde estão as pessoas que estudaram por 5 anos para cuidar do bem mais precioso que existe: o ser humano! Também me pergunto que bom seria se todos aceitassem suas limitações e aprendessem a trabalhar em grupo em prol de uma calamidade pública.

Doutores, administrar não é brincadeira. É uma ciência tão importante quanto tantas outras que merecem respeito e atenção. Vergonha eu sinto, de usarem muitas vezes o nome ADMINISTRAÇÃO para setores que mau sabem o que é isso. Ainda mais em lugares que mexem com vidas, como na saúde! O uso da informação é importante; a administração é um estudo que vem sendo trabalhado a cada dia com a existência da geração y; são novos gestores, uma nova visão e um novo conceito de trabalho dentro das organizações.

Assim, como cidadãos devemos aprender a cobrar nossos direitos e deveres. O SUS não é algo gratuito, é um dos investimentos mais caros que nossa administração pública sustenta.  Acho que muito vai da cultura de um povo, a aprender a procurar, a falar, a se expressar; claro, ninguém pede pra ficar doente, todos querem saúde, mas acho que também o povo de Peruíbe precisava tratar a raiz da infomação, o pior povo é aquele que se aliena, que não pensa, que é coagido ou enganado pela mentira.

Administrar não é somente sentar atrá de uma mesa, ou dar entrevista, ou assinar papéis.

Administrar não é pra todos.

Administrar não é um rótulo.

Pense nisso!

Agradeço a todos os envolvidos nesse episódio que de alguma forma ajudaram minha prima a sair desse almoxarifado da saúde pública. Agradeço também que esse aprendizado me auxiliará no meu TCC! Agradeço também ao pessoal do HRI- HOSPITAL REGIONAL DE ITANHAÉM, que honrou os conceitos citados acima sobre Administrar...já que tem muitas pessoas pouco se importam o que seja isso!

É isso aí pessoal...

Repelente na galera!

Informação pro povo!

Vergonha alheia pros governantes daqui!

Sdds do interior!

Abraços!

Cris



Um comentário:

Unknown disse...

Ontem estava falando com um amigo epidemiologista que hoje trb como chefe da vigilancia sanitaria de uma cidade da grnade sp, falei sobre o caso da minha irma e ele me informou sobre alguns dados e elaboramos uma teoria muito provavel.
Os casos de dengue em peruibe devem ser subnotificados pra naum atrapalhar o turismo ou nao queimar a adm autal!! ninguem irà pra uma cidade infestada pela dengue.
Isso è uma vergonha se for verdade.
Gostaria de saber onde estao os dados referente as notificaçoes de casos de dengue na cidade.