quinta-feira, 8 de abril de 2010

Chuvas castigam Juquiá e festividades de aniversário são canceladas


As comemorações do 61º aniversário de emancipação
político-administrativa estavam marcadas para acontecer no próximo sábado, dia 10. De acordo com a defesa civil a previsão é de que o volume de água se intensifique nos próximos dias.

Em razão das fortes chuvas que mais uma vez atingiram o município de Juquiá na madrugada da última terça-feira, dia 6, a Prefeitura Municipal precisou cancelar as festividades em comemoração aos 61 anos da cidade, que aconteceriam no próximo sábado, dia 10. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é que o volume de água se intensifique nos próximos dias, trazendo ainda mais preocupações e transtornos para a população.

O nível do Rio Juquiá subiu muito nas últimas horas, em média 4 metros, invadindo o centro da cidade. Além disso, a zona rural também foi muito afetada com quedas de barreiras em diversos trechos e localidades. Juquiá passou recentemente pelo mesmo problema e desde fevereiro está em estado de calamidade pública, situação que, com essa segunda ocorrência, deve ser prorrogado.

“Não sabemos ainda mensurar qual será o tamanho dessa nova enchente, já que a orientação é que as precipitações aumentem. As ruas inda estão cheias, não haveria condições para montar toda a estrutura das festividades. As equipes da prefeitura também estão totalmente voltadas para atender os atingidos pelas águas. Não há clima para comemorações, infelizmente esse ano não será possível realizar o desfile cívico e os outros eventos que haviam sido programados. Peço a compreensão da população e garanto que a administração municipal está empenhada em prestar todo e qualquer atendimento àqueles que tenham sido atingidos pelas águas”, disse o prefeito Merce Hojeije.

Das atividades previstas para a comemoração, apenas a seção na Câmara Municipal está confirmada para acontecer no sábado, dia 10, às 15h. Em Juquiá, a Defesa Civil pode ser acionada através dos telefones (13) 3844.1113 ou 8111.9280. Mais informações sobre a situação da enchente na cidade podem ser conferidas através do site http://www.juquia.sp.gov.br/

FONTE: Diário de Iguape


Comento: como sempre, eventos assim tão próximos de nós passam desapercebidos, embora Juquiá não seja uma cidade distante, ao contrário de um certo Rio de Janeiro sob enchente. O peruibense dá mais atenção a problemas afastados da nossa realidade geográfica, enquanto que outros tão próximos parecem desconhecidos, embora seja recomendável lhes dar atenção.

Mas não se pode esperar muito de uma população que ignora que metade de Peruíbe se encontra dentro da BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO RIBEIRA, o que nos aproxima do drama juquiaense. Aquelas fortes chuvas PODIAM TER OCORRIDO AQUI, bastando observar a pouca distância entre os dois municípios, para os padrões brasileiros.

Um comentário:

Marcelo disse...

PORTOGENTE descobriu a América!!!
"Se Eike Batista quiser construir o Porto, vai poder!"
http://www.portogente.com.br/comente/index.php?cod=28614